'Respeitar as medidas restritivas é sinal de amor ao próximo', afirma Linda

Publiciado em 16/04/2021 as 20:21

 

A vereadora Linda Brasil (PSOL) participou da Audiência Pública “A importância das Igrejas em tempos de Pandemia”, organizada pela Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta sexta-feira, 16. Participaram da atividade parlamentares e lideres religiosos. O vereador Eduardo Lima (Republicanos), autor da propositura, presidiu a audiência.

A parlamentar Linda Brasil destacou que o exercício da fé não é apenas importante nesse momento de pandemia, mas em todos os momentos da vida. “E não apenas nas igrejas, mas nos Centros Espíritas, nos terreiros das religiões de matrizes africanas, e para todas as pessoas que exercem a sua fé independente de fazer parte ou não de alguma instituição religiosa. Mas o que precisamos salientar nesse momento de pandemia, é que existe o inimigo, e o nosso inimigo é o vírus, e que está provocando uma guerra que está matando pessoas no país e no mundo, que já matou milhares de pessoas no país e no mundo.”, ressaltou.

As aglomerações, contribuem para o aumento dessas mortes, e as medidas restritivas são importantes para evitar que a pandemia contamine e mate mais pessoas. Sair de casa, ainda que para locais que sigam medidas e protocolos sanitários, oferece um aumento real na probabilidade da pessoa contrair a doença, representado um risco que praticamente não existe quando ficamos em casa.

A parlamentar explicou que não se trata de fechar as igrejas ou instituições, mas de ouvir as orientações dos cientistas e profissionais da saúde que estão desde o início da pandemia trabalhando incansavelmente para a redução dos casos de Covid.

Na ocasião, Linda informou sobre as visitas que tem sido feitas aos Hospitais da capital, como a UPA Fernando Franco e o Hospital Nestor Piva, e assim presenciar a situação de sofrimento que a população acometida pela Covid tem vivenciado.

A vereadora frisou que não se trata de privação da liberdade religiosa, já que a defesa da liberdade do exercício da fé é pauta defendida pela mandata, se trata do respeito as restrições que garantirão segurança para a população. “Não se trata de impedir a liberdade de culto, defendemos a liberdade religiosa e o fim da intolerância religiosa, como a que as religiões de matrizes africanas sofrem”. disse
Segundo Linda a decisão do STF evita que os fiéis corram riscos de ter contato com alguém infectado principalmente nos transportes públicos, porque “esses fiéis utilizam esses transportes, os ônibus estão aglomerados, as pessoas se tocam, respiram o mesmo ar contaminado e assim ficam suscetíveis a Covid.”, colocou.

Por fim, a parlamentar ressaltou a importância do diálogo com a diversidade de religiosos que tem se reinventado no contexto da pandemia, e tem optado pela não aglomeração. “Essas pessoas tem se reinventado, utilizados outros meios para o exercício da fé, porque a centralidade da fé cristã não está nos templos, está no nosso comportamento; é sobre isso que estamos falando.”, expressou Linda.

 

Ascom/Mandata de Linda Brasil