Linda comemora Auxílio Emergencial mas adverte sua insuficiência para a demanda de Aracaju

Publiciado em 15/04/2021 as 11:58
Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 15, a vereadora Linda Brasil (PSOL), iniciou sua fala no pequeno expediente se solidarizando com a perda da amiga e assessora do vereador Breno Garibalde. Ressaltou a importância da implementação do Auxílio Emergencial pela Prefeitura Municipal de Aracaju, pauta cobrada diariamente no parlamento pelas vereadoras e vereadores da oposição.

“Essa sempre foi uma demanda da oposição, tanto a professora Angela, quanto eu, sempre fizemos falas cobrando a Renda Básica, inclusive trouxe exemplos como a prefeitura de Belém, um único prefeito do PSOL na capital, que instituiu o Programa Bora Belém, logo no primeiro mês colocou e aprovou um projeto de Renda Básica, e não só de 3 meses, mas durante o ano, de 450 reais, vai repassar R$ 60 milhões para os beneficiários. Aqui em Aracaju, a própria prefeitura divulgou que existem 38,7 mil famílias vivendo em extrema pobreza e o auxílio emergencial alcançará apenas 5 mil famílias.”, informou.

A veredora enfatiza a importância do Auxílio Emergencial mas retoma a urgência de implementação de uma Renda Básica, distribuição e ampliação, principalmente para as famílias aracajuanas em situação de pobreza e extrema pobreza. “A luta é para que o auxílio seja ampliado para mais famílias e que a Prefeitura possa criar uma renda básica permanente para as famílias vivendo em extrema pobreza. Aracaju pode seguir outros exemplos de gestão, onde foi priorizado os gastos com essa assistência em detrimento de obras que não tem urgência nesse momento da pandemia.”, destacou.

A parlamentar reconheceu o avanço com o Auxílio Emergencial, mas lembrou que é necessário continuar cobrando melhorias para a população aracajuana, que ainda se encontra em situação de vulnerabilidade social.

“É importante a vitória do Auxílio Emergencial, mas não é uma vitória da base, é uma vitória da população aracajuana que precisa comer, e que precisa de proteção social, é isso que eu trago aqui, para que possamos nos unir e ajudar o prefeito a ver de onde tirar recursos. Sabemos que tem fundos que não são utilizados por causa de burocracias.”, acrescentou a parlamentar.

Linda ainda colocou a gravidade das situações encontradas nas vistorias, em dois equipamentos municipais de saúde, realizadas pela Comissão de Direitos Humanos, Saúde, Assistência Social e Defesa do do Consumidor. No Hospital Nestor Piva, os pacientes de covid encontram-se em cadeiras plásticas, sem estrutura de atendimento, e que, devido às burocracias de assinatura de contrato, o Hospital está aguardando a resolução para abrir 20 leitos. Já no Fernando Franco, apesar da recepção e informações da coordenação da unidade de que estaria tudo em ordem, os pacientes da Ala Covid estavam em situação de desespero e sem estrutura para um atendimento humanizado.

 

Laila Oliveira/ Ascom Mandata de Linda Brasil