Linda participa da Audiência Pública 'Fraternidade e Diálogo – Compromisso de Amor'

Publiciado em 09/04/2021 as 16:59
Assessoria Parlamentar

 

Na manhã desta sexta-feira, 09, aconteceu a Audiência Pública “Fraternidade e Diálogo – Compromisso de Amor”, na Câmara Municipal de Aracaju, proposta pela vereadora Angela Melo (PT), em alusão à Campanha da Fraternidade, que ocorre anualmente, sendo que, nesse ano, a "Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021" traz a reflexão sobre os aspectos da violência e a importância da superação.

A Campanha propõe sensibilizar as pessoas e as comunidades para fortalecer a união, o amor e o respeito, identificando violências estruturais, como o racismo, o machismo (dentre outras formas de preconceito) e promoção da cultura da paz. A atividade reuniu líderes religiosos, pessoas dos movimentos sociais e parlamentares.

“O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) tem princípios que são interessantes para a tradição religiosa. O princípio da universalidade, da equidade, do respeito às diferenças territoriais, é uma política pública voltada para o bem comum. Nosso debate deve ser o direito à vida, e não a divisão entre as pessoas porque elas são negras ou brancas, pobres ou ricas. Mas o direito de todos(as) nós termos acesso àquilo que nos garante qualidade de vida e direito à existência.”, destaca a pastora Romin.

O pastor Lázaro Sodré ressalta que a igreja tem um projeto de serviço, e não de dominação. “Em tempos tão estranhos, o que nos incomoda são templos fechados e não a morte de mais de 4.000 pessoas diariamente. Temos que nos incomodar! Esses dados precisam chamar nossa atenção. Em tempos de pandemia, nosso país produziu bilionários, enquanto milhares de pessoas voltaram a passar fome. Esse tipo de questionamento deve ser feito por aqueles que se colocam como seguidores de Jesus.”, abordou o pastor.


A vereadora Linda Brasil (PSOL) agradeceu à vereadora Angela por proporcionar o espaço de debate, bem como pelas intervenções tão necessárias dos/das líderes religiosos/as, principalmente nesse momento de tanta dificuldade que a sociedade vivencia com a pandemia. A parlamentar reforçou a importância de alimentar a fé independente da ida presencial aos templos religiosos e que a rede de união fraterna e invisível se concretiza em ação de proteção à vida das pessoas e comunidades nestes tempos.

“Queria dar o exemplo da minha mãe, que é católica e está fazendo suas orações dentro de casa. A fé dela não foi abalada, ao contrário: nesse momento a fé dela foi fortalecida. Nesse momento, não é para a gente se desesperar e nem desacreditar. Pelo contrário, é momento de mostrar Deus vivo em nossas ações. Mas, muitas pessoas usam a religião para seus interesses pessoais e não frequentam espaços religiosos para trabalhar a fé, e, sim, por outros interesses, consciente e inconscientemente. Quando há a busca autêntica pela fé verdadeira, onde a pessoa estiver e atravessando o que for, seu comportamento não se distanciará do amor e da palavra de Jesus”, expressou Linda.

Na ocasião, a parlamentar ainda elogiou o tema da Campanha da Fraternidade, que traz a importância da superação da violência em tempos de tanta bárbarie, como o feminicídio, Lgbtfobia, racismo (e outras formas de opressão) e propaga a necessidade de uma cultura de práticas e comportamentos de respeito para que haja de fato paz.

“Por causa de discursos de ódio, de fundamentalismo religioso, o Brasil é hoje um dos países que mais mata LGBTQIA+, mulheres trans, que empurram mulheres trans para a prostituição e que onde muitas famílias expulsam seus familiares LGBTQIA+. Quando somos contra esse discurso de ódio, não é porque somos contra a família, não somos contra o amor, porque quem destrói a família é o discurso de ódio propagado em alguns púlpitos religiosos. Eu tenho certeza que, se Jesus estivesse aqui, estaria lutando a favor da justiça social e dos direitos humanos.”, finalizou.

 

Laila Oliveira

Ascom/Mandata de Linda Brasil