Linda propõe à prefeitura melhores condições nos transportes públicos na pandemia

Publiciado em 25/03/2021 as 14:16


Na manhã desta quinta-feira, 25, a vereadora Linda Brasil (PSOL), utilizou o pequeno expediente para falar sobre a situação dos problemas relacionados a lotação nos ônibus de Aracaju que acabam contribuindo para contaminação e propagação do vírus causador da COVID-19 causando adoecimento e mortes entre a população da cidade.

A parlamentar abordou a preocupação com a situação dos transportes públicos em Aracaju, diariamente lotados e sem nenhuma medida de segurança para frear a transmissão da covid-19, que tem se agravado em todo o estado.

“Eu gostaria de falar sobre a questão do transporte público, que tem sido um grande gargalo para o cumprimento de medidas de contenção da disseminação do coronavírus. Ontem protocolei uma indicação com 13 sugestões à prefeitura de Aracaju, com o objetivo de promover mudanças para o funcionamento do transporte público coletivo em nosso município durante a pandemia. São mudanças importantíssimas, como o aumento da frota de ônibus, observando a taxa de ocupação máxima dos veículos, que durante a pandemia deve ser de 50%, sugeri direcionar a guarda municipal para auxiliar as empresas de ônibus na fiscalização da ocupação máxima dos veículos, a necessidade de criar um protocolo de embarque dos passageiros dentro e fora dos terminais de ônibus, garantindo filas com distanciamento, a ampla divulgação dos horários do ônibus pra evitar longo tempo de espera, disponibilizar alcóol em gel, máscaras do tipo pff2 e higienização dos ônibus diariamente.”, informou a parlamentar.

A vereadora ainda reforçou que na emenda ela solicitou que as empresas possam fazer distribuição de EPI's e outros equipamentos que evitem o contágio pela Covid-19, para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas de transporte público, como motoristas, cobradores/as e fiscais. Reunir o setor empresarial para a criação de um protocolo de entrada das funcionárias e funcionários nas empresas, estabelecendo um escalonamento dos horários, com diferentes momentos de entrada e saída desses trabalhadores/as, aliviando assim os horários dos ônibus e da lotação nos horários de pico.

A indicação ainda versa sobre a ampliação das ciclovias e criação de ciclofaixas, para viabilizar o uso de bicicletas e motos, também solicitou o não aumento de passagem do transporte na pandemia, uma vez que houve um aumento da pobreza durante a pandemia e uma crise econômica, outra solicitação foi a gratuidade do transporte público para as pessoas desempregadas.

 

Laila Oliveira

Ascom/Mandata de Linda Brasil