Em Lagarto, site estaria sendo utilizado para disseminar Fake News sobre oposição

Publiciado em 19/05/2020 as 11:17

Jornalismo sério e responsável determina como principal regra a checagem dos fatos narrados, sua veracidade e atentar a ambos os lados da história.

Esta regra básica do jornalismo não aconteceu na manhã desta terça-feira, 19, quando moradores de Lagarto foram surpreendidos com uma matéria tendenciosa, dizendo que o vlogueiro e pré-candidato a vereador, Brunno Acácio, faz parte da equipe de trabalho do deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC).

Foi levantado que o vlogueiro, apesar de simpatizar com a linha de pensamento do deputado, não possui qualquer tipo de vínculo empregatício com o deputado. Ibrain Monteiro também foi procurado, e relatou que não foi procurado em momento algum pela redação do site interior política e que não fez nenhum pedido a Brunno.

“Eu não fui procurado por jornalista algum do referido site, como também não solicitei nada a Brunno. Vivemos uma democracia onde a atual gestão de Lagarto quer voltar a época da ditadura, querendo limitar a liberdade de expressão das pessoas. Esse site é mais uma plataforma de trabalho da fábrica de fake News organizada pelo deputado Gustinho Ribeiro”, ressaltou o parlamentar.

Além disso, Ibrain ressaltou que o site publica apenas matérias positivas sobre a prefeitura da cidade e o que gera muita estranheza, pois não há nenhuma informação como o nome do jornalista responsável pelo site, seu registro profissional, contatos, e-mail ou sequer um endereço fixo, como é a recomendação da Associação Brasileira dos Jornalistas (ABJ).

Populares consultados pelo sergipenoticias.com apontam que o site do qual partiu a informação pertence a um funcionário do município de Lagarto, o que poderia explicar as tentativas de denegrir a oposição a prefeita Hilda Ribeiro.