Talysson quer criação de Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência com foco no mercado de trabalho

Publiciado em 02/10/2019 as 15:38

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Talysson de Valmir, PL, institui a criação, em Sergipe, de um Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Um dos objetivos é facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que poderá ser essencial para o aumento da qualidade de vida deste público.

“Dados Oficiais fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 6,7% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Com estes dados, pode-se presumir a dificuldade de inclusão das pessoas com deficiência em atividades sociais e no mercado de trabalho. Trata-se de uma realidade fatídica e é preciso adequar a legislação estadual às previsões contidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência”, argumenta.

Em síntese, a propositura do parlamentar busca a criação de cadastro de dados capaz de facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que além de contribuir para o aumento da qualidade de vida dos mesmos, contribuirá, ainda, para o conhecimento da população acerca de um tema que merece atenção de todos, bem como para a quebra de barreiras comportamentais.

A iniciativa traz à baila, a preocupação de Talysson com as pessoas portadoras de deficiência. “Precisamos adotar um olhar de respeito e solidariedade no que concerne à inclusão dos mesmos no mercado de trabalho através de um Cadastro normativo que sirva de referência para as empresas e demais empregadores”, frisa.

 

Da Ascom