Obras da Adutora do Piauitinga deverão ser autorizadas em julho

Publiciado em 27/06/2019 as 06:56
Roque Sá

Ainda em Brasília, após a reunião com os governadores do Nordeste e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, o governador Belivaldo Chagas e o deputado federal, Fábio Reis, se reuniram com o ministro Gustavo Canuto, no Ministério do Desenvolvimento Regional. O encontro teve como objetivo discutir as últimas tratativas para o início da obra de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Integrado Piauitinga (Adutora do Piauitinga), no município de Lagarto.

Com a ampliação, o abastecimento de água no município será duplicado, além de reforçar os sistemas de abastecimento nos municípios de Simão Dias, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. Há previsão de autorização para o início da obra já na primeira quinzena do mês de julho. Canuto solicitou do governo um cronograma da obra de julho a dezembro deste ano, para que o desembolso financeiro seja programado.

“A luta está sendo grande, mas acho que chegamos ao resultado que tanto esperamos que é iniciar a obra e garantir o seu andamento. Acredito na palavra do ministro Canuto e espero, muito em breve, estar dando a ordem de serviço desta obra que vai garantir o abastecimento de água de quase 200 mil habitantes”, disse o governador.

Reforço no abastecimento

No final do mês de fevereiro, foi assinado o termo de convênio de cooperação entre o governo do Estado e a prefeitura de Lagarto, para o início das tratativas de autorização das obras de ampliação. No mês de março o governador discutiu o assunto junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional.  

Belivaldo reconhece a importância do investimento e do fortalecimento no serviço de abastecimento de água no interior do estado, e por conta disso, levou a pauta à Brasília, quando esteve com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Ainda durante as primeiras tratativas, o secretário-geral de Governo, José Carlos Felizola esteve no Palácio do Planalto, para reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni. Também participaram o deputado federal, Fábio Reis, o ex-deputado federal, Sérgio Reis, e o chefe da Representação de Sergipe em Brasília, Dernival Neto.

Adutora do Piauitinga

A obra de ampliação da Adutora do Piauitinga, orçada em R$ 83,5 milhões, já possui os recursos garantidos por meio de contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal e foi licitada há um ano, com autorização do Ministério das Cidades, que atualmente é o Ministério do Desenvolvimento Regional. Esta obra integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com esse projeto de ampliação da infraestrutura sanitária, milhares de habitantes terão garantidos o acesso ao abastecimento de água tratada. A obra contará com 46,6 km de adutoras, uma captação, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), um reservatório de distribuição com capacidade de 2.000 m³ e 14.436 ligações prediais. A obra é considerada de grande porte e terá um prazo de duração de 24 meses.

O Sistema Integrado do Piauitinga abastece as sedes municipais e diversas localidades rurais dos municípios de Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde e Riachão do Dantas.

Da ASN