Fábio Henrique defende o consumidor e diz não a cobrança de bagagens

Publiciado em 18/06/2019 as 13:52

O presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho da medida provisória que isentava cobrança de bagagens em voos domésticos, nesta segunda (17). Isso fez com que o deputado federal Fábio Henrique (PDT/SE) usasse a tribuna da Câmara Federal em defesa dos consumidores, para pedir que os demais deputados votem pela derrubada do veto e impeçam essa cobrança.

Fábio Henrique destacou que as companhias aéreas alegavam que a cobrança das bagagens traria redução nos custos das passagens e que isso não aconteceu. “Eu mesmo trouxe a comprovação disso para essa Casa, por meio de uma passagem da empresa Azul, com destinos Aracaju-Salvador e Salvador-Aracaju, ao preço de R$ 12 mil. Portanto, os absurdos das companhias aéreas não foram reduzidos em nada”, defendeu o deputado sergipano.

O Congresso Nacional aprovou a medida provisória que possibilita a abertura das empresas aéreas ao capital estrangeiro, no mês passado. Nesta medida, foi incluída a proibição da cobrança das bagagens de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares, nos voos domésticos.

“Esta casa, num gesto de independência e de respeito ao consumidor brasileiro, proibiu essa cobrança. Para a minha surpresa, vi que o presidente Jair Bolsonaro vetou esse trecho. Cobrança de bagagem não é assunto de direita e nem de esquerda, não deve ser tratado de forma ideológica, é o respeito ao consumidor que deve existir”, discursou.

Fábio Henrique denunciou que o presidente Jair Bolsonaro cedeu às pressões, ao lobby das companhias aéreas. “Querem continuar cobrando pelas bagagens e extorquindo os estados, como fizeram em meu Sergipe de ‘ou baixa o ICMS ou a empresa aérea não irar colocar vôos’.Lamento a postura do presidente Bolsonaro e tenho certeza que essa casa vai derrubar o veto e devolver o respeito ao consumidor brasileiro”, finalizou o deputado federal do PDT/SE.

Da Ascom