Iran Barbosa defende audiência pública para avaliar dados da violência

Publiciado em 06/06/2019 as 16:09
Foto: Jadilson Simões

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quinta-feira (6), para defender que a Comissão de Direitos Humanos da Casa promova um debate amplo sobre os dados recentes da Segurança Pública, resultados da pesquisa feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Iran Barbosa pontuou que apontam sim algum tipo de melhoria aqui em Sergipe, mas enfatizou que o cenário da violência continua deixando a todos muito preocupados. “Estamos na 4ª posição de Estado mais violento, houve uma redução de 13,5% na taxa de homicídios e nós precisamos nos debruçar sobre o que levou essa redução para tentarmos estimular uma queda ainda maior”.

Em seguida, o deputado pontuou que já apresentou um requerimento para que a Comissão de Direitos Humanos promova logo uma audiência pública para discutir esses dados. “Temos 57,4% mortos a cada 100 mil habitantes. Só ficamos atrás apenas do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco”.

Iran Barbosa ainda colocou que a população negra tem 4,3 vezes mais chances de ser assassinada do que os não negros. “Vejam que dado alarmante: no Brasil 75,5% das vítimas de homicídios foram negras! Temos que aprofundar essa discussão na Comissão para a gente encontrar caminhos para mitigar essa violência em Sergipe”.

 

Da Rede Alese