Decisão sobre Valdevan Noventa poderá ser estendida para demais presos

Publiciado em 15/01/2019 as 17:44

O habeas corpus deferido em caráter liminar ao deputado federal eleito por Sergipe, Valdevan Noventa (PSC), poderá ser estendido aos demais presos, decorrentes da Operação Extraneus. O pedido será feito em caráter extensivo, beneficiando os demais da decisão que favoreceu o deputado federal socialista Cristão.

O pedido foi apresentado pela defesa dos acusados ainda nesta terça-feira, 15. Além de Valdevan, foram presos também dois assessores. O processo tramita na Segunda Zona Eleitoral, onde foi protocolado o pedido

Relembre o caso

Valdevan Noventa e um assessor foram preso durante a Operação Extraneus, que apura a inserção de declarações falsas na prestação de contas de campanha por parte do candidato eleito durante as eleições de 2018.

As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Federal por solicitação da Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe, órgão vinculado ao Ministério Público Federal. De acordo com os levantamentos da Polícia Federal, cerca de 33,5% das 86 pessoas que fizeram as doações para a campanha eleitoral de Valdevan Noventa são beneficiários do Bolsa Família e a grande maioria é formada por pessoas de baixa renda que, pelo perfil econômico, não teriam condições de doar R$ 1.050,00 para a campanha de um candidato.

A Operação Extraneus cumpriu mandados de prisão e de busca em apreensão nos Estados de Sergipe e São Paulo, nos municípios de Estância, Aracaju e Taboão da Serra.