2º turno no Norte tem volta de clã, vitória de bolsonaristas e reeleição

Publiciado em 29/10/2018 as 05:12


O Norte chegou ao segundo turno como a região com mais estados com segundo turno para governador. Eleitores cinco dos noves estadosforam às urnas neste domingo (28) para eleger seus governadores. No Pará, o clã Barbalho voltou ao poder após 25 anos com a vitória de Helder Barbalho (MDB). Os bolsonaristas Coronel Marcos Rocha e Antonio Denarium, ambos do PSL, venceram em Rondônia e Amapá, respectivamente. No Amapá, Waldez Góes (PDT) foi reeleito.

Pará
Na contramão de outras dinastias políticas do país, o clã Barbalho recuperou terreno e voltará a governar o estado do Pará após um quarto de século. A façanha é de Helder Barbalho (MDB), 39, eleito neste domingo (28) com 55,43% dos votos válidos. Ele disputava com deputado estadual Márcio Miranda (DEM), que contou com o apoio do governador Simão Jatene (PSDB), e encerrou o pleito com 44,57%. 

Em janeiro, o ex-ministro de Michel Temer (MDB) e de Dilma Rousseff (PT) assumirá o cargo já ocupado pelo seu pai, o senador reeleito Jader Barbalho (MDB), ao longo de dois mandatos (1983-1987 e 1991-1994). Para obter a vitória que lhe escapou em 2014, Helder contou com uma coligação de 17 partidos, incluindo o PSL, partido de Jair Bolsonaro. Além disso, obteve o apoio do PT no segundo turno.

O clã se beneficiou também do engajamento dos meios de comunicação da família, como o jornal Diário do Pará, usados para enaltecer a atuação de Helder como ministro da Integração Nacional de Temer e para atacar adversários políticos, principalmente o PSDB. 

Rondônia
Com o apoio de Jair Bolsonaro, o coronel da Polícia Militar Marcos Rocha (PSL) foi eleito governador de Rondônia. Com 100% das urnas apuradas, ele alcançou 66,34% dos votos válidos, contra 33,66% de seu adversário, o tucano Expedito Junior (PSDB). A vitória veio após uma arrancada. Na semana do primeiro turno, o candidato militar saiu da quarta posição nas pesquisas, com apenas 8% das intenções de voto, e chegou ao segundo turno.

Além de ter a votação turbinada diretamente pelo fenômeno Bolsonaro, o governador eleito foi beneficiado quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a candidatura de Acir Gurgacz (PDT) com base na Lei da Ficha Limpa. O senador marcava 14% no Ibope antes de ser tirado do páreo, em 17 de setembro. Durante o segundo turno, Marcos Rocha impediu, por meio de uma decisão da Justiça Eleitoral, que seu adversário usasse a imagem de Bolsonaro na propaganda eleitoral. 

Amapá
O atual governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) foi reeleito neste domingo (28), com 52,35% dos votos válidos, derrotando o senador João Capiberibe (PSB), com 47,65%, com 100% das urnas apuradas. A ida de Capiberibe ao segundo turno foi ameaçada em razão de seu antigo candidato a vice, Marcos Roberto (PT). Isso porque o TSE confirmou entendimento do TRE de que o registro do diretório regional do PT no estado deveria ser suspenso em razão da não prestação de contas relativas a 2015.

Roraima
Em Roraima, o aliado de Bolsonaro Antonio Denarium (PSL) foi eleito governador com 53,57% dos votos válidos. Ele venceu Anchieta Júnior (PSDB), que teve 46,43%.