Maria do Carmo mostra-se preocupada com grande número de casos de câncer

Publiciado em 20/09/2018 as 18:28

A senadora Maria do Carmo (DEM) mostrou-se bastante preocupada com a estimativa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a qual o número de mortes por câncer deve chegar a 9,6 milhões, este ano, em todo o mundo. O total de novos casos da doença deve atingir 18,1 milhões de pessoas. Só no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o próximo ano, cerca de 600 mil novos casos devem ser descobertos.
“Homens e mulheres estão nessa berlinda. Precisamos estar atentos para fazermos os exames preventivos, mesmo que não existam sintomas aparentes e, em caso de suspeita, buscar atendimento o mais rápido possível”, disse a senadora, ao cobrar dos gestores uma política eficiente que garanta ao paciente diagnosticado com câncer o tratamento em menor tempo possível.
Segundo os dados, a maior incidência da doença atingirá os homens. Estão previstos 68 mil casos de câncer de próstata; e 60 mil casos de câncer de mama. “Esses números são alarmantes, principalmente, porque a Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer diz uma das suas principais causas está ligada ao estilo de vida. Isso nos dá uma ideia de quanto deveríamos nos dedicar para ações de saúde pública, não só para tratamento, mas, principalmente para a prevenção dessa doença”, observou a senadora.
A parlamentar, que é autora de um Projeto de Lei que estimula o cultivo de hortas orgânicas nos presídios, lembra que “entre as medidas preventivas contra o câncer estão a manutenção de hábitos saudáveis, como prática regular de exercícios físicos e a alimentação natural e orgânica”.