Medidas do STF e TSE são estímulos para mulheres participarem mais da política, considera senadora

Publiciado em 01/08/2018 as 03:26

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) espera que mais mulheres participem do processo político-eleitoral, sobretudo agora, com a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os partidos reservem o mínimo de 30% do dinheiro do Fundo Partidário usado para o financiamento de candidatos para as campanhas de mulheres.
Os dois órgãos, também, pactuaram que pelo menos 30% das veiculações em rádios e televisões sejam destinadas às candidatas. “O ideal seria pelo menos 50%, afinal, somos maioria do eleitorado e maioria da população brasileira. Os 30%, no entanto, representam um avanço e nós esperamos que a exigência seja respeitada”, afirmou, lembrando a luta por igualdade que as mulheres têm travado nos últimos tempos.
“Vamos torcer que essas medidas sejam um estímulo para as mulheres se inserirem na política”, afirmou Maria, primeira mulher do Estado a exercer um mandato de senadora da República, sendo reeleita por três vezes consecutivamente. Ela disse estar torcendo para que essa determinação do Supremo e Tribunal Eleitoral seja, de fato, respeitada e as mulheres possam ter suas participações nas campanhas facilitadas.
Para ela, o apoio real dos partidos é ponto fundamental para que as mulheres se sintam mais seguras e prontas para participar da disputa em pé de igualdade. “A falta de estrutura é um desestímulo. Além da dificuldade imposta pelo cenário dominado pelos homens, muitas resistem em não quererem participar do processo, embora já tenham provado em todos os cenários a sua aptidão, respeito, comprometimento e zelo para com a função que ocupa”, disse Maria.