Thompson Flores, presidente do TRF4, nega liberdade a Lula

Manifestação acontece após uma guerra de decisões entre Favreto e Gebran Neto.

Publiciado em 09/07/2018 as 05:45

Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, acolheu a decisão de João Pedro Gebran Neto de impedir a libertação do ex-presidente Lula. 

Com a decisão do presidente, a determinação do desembargador plantonista Rogério Favreto de libertar o petista foi suspensa. 

Favreto alegou a existência de um fato novo para libertar Lula, pois o habeas corpus mencionava o risco da prisão do ex-presidente para o processo eleitoral. De férias, Sérgio Moro abandonou o descanso e se mobilizou para modificar a decisão. Em despacho, ele se recusou a acatar a ordem de prisão e afirmou que, por orientação de Thompson Flores, pediria esclarecimentos a Gebran Neto, relator do caso de Lula no TRF4. 

Gebran Neto recusou a liberdade de Lula e afirmou que Favreto "foi induzido ao erro" pelos deputados petistas. Em nova decisão, publicada às 16h12 deste domingo 7, o desembargador plantonista reafirmou a ordem de soltura e deu o prazo de uma hora para o cumprimento da decisão. A Polícia Federal não atendeu ao pedido.