Prefeito inicia #LivecomEdvaldo como canal de comunicação direta e transparente com a comunidade

A segunda Live ficou agendada para o dia 17 de julho

Publiciado em 04/07/2018 as 05:34

Um caminho de comunicação direta e transparente com o aracajuano. Assim é a #LivecomEdvaldo, um espaço no qual o prefeito Edvaldo Nogueira responde e interage com internautas ao vivo por meio da sua página no Facebook. O projeto, que estreou nesta terça-feira,3, acontecerá quinzenalmente às 19h.

No primeiro momento da Live, Edvaldo Nogueira destacou dois pontos importantes da sua gestão: o retorno do Forró Caju e o pagamento dos servidores. Além desses dois temas, respondeu a diversas perguntas de temas variados enviadas pelos internautas.

Sobre a valorização do servidor municipal, o prefeito destacou o pagamento em dia e o reconhecimento de direitos esquecidos durante a gestão anterior. Além disso, ressaltou o pagamento das indenizações, atrasadas desde 2014. Em 18 meses de gestão já foram pagas 21 folhas salariais. Nós últimos quatro meses, o pagamento foi antecipado e realizado dentro do mês trabalhado.

"Foi um esforço gigantesco. Nós pegamos a Prefeitura em janeiro de 2017 com dois salários atrasados e nós já pagamos R$ 1,6 bilhão em folhas salariais. Também estamos pagando a cada trimestre a metade do 13º salário. Nós também pagamos vários direitos dos trabalhadores que estavam paralisados. Seis mil servidores tiveram seus direitos de progressão de carreira pagos, um impacto de 8% na nossa folha mensal. Eu estou muito feliz porque cumpri o compromisso que assumi de pagar em dia os servidores", disse.

Sobre o Forró Caju, maior evento junino do Estado e um dos maiores do Nordeste, Edvaldo pontuou a valorização dos artistas locais. Dos 180 que animaram os forrozeiros, 162 eram sergipanos. "Milhares de pessoas participaram todos os dias do evento. Mostrando nosso compromisso com artistas sergipanos e também nacionais que vieram abrilhantar nossa festa. O Forró Caju é multicultural", disse.

O gestor municipal falou também sobre a importância econômica da festa, que gerou emprego e aumentou o fluxo de turistas. Edvaldo citou também que o Forró Caju foi uma festa segura e que este ano contou com o Forró nos Bairros e o Palco Clemilda, localizado na praça General Valadão, que funcionou como um esquenta para o Forró Caju.

Agenda

Durante o bate-papo, Edvaldo também comentou sobre a agenda desta quarta-feira, 4, quando acontecem três solenidades no auditório da Prefeitura de Aracaju. No início da manhã, às 8h30, acontecem o ato solene de sanção da Lei que dispõe sobre a reserva de cota racial para afrodescendentes nas vagas oferecidas em concursos públicos realizados pelo município de Aracaju e o lançamento do Portal da Transparência.

"A reformulação do Portal da Transparência vai fazer o que nós estamos fazendo hoje de maneira mais ampla, que é ser transparente. Todas as informações da Prefeitura de Aracaju estarão nesse portal. Licitações, pagamentos, quanto ganha cada servidor, tudo de forma transparente. Já com o projeto das cotas a ideia de buscar a igualdade racial", destacou Edvaldo Nogueira.

Às 10h, será realizado o ato de assinatura da ordem de serviço para a instalação da sinalização semafórica do Plano de Mobilidade Urbana no município.

Para o gestor municipal, o plano de mobilidade urbana é uma grande felicidade. "Nós vamos trocar todos os semáforos de Aracaju por semáforos inteligentes e vamos ter uma central semafórica onde nós vamos liberar os sinais de maneira remota. É a modernidade chegando à Aracaju", pontuou.


Avaliação

Ao final do encontro, que durou cerca de uma hora, o prefeito Edvaldo Nogueira falou sobre a importância desse novo momento da comunicação da capital.
"Eu quero estabelecer esse canal, um canal transparente, do diálogo. Eu quero estabelecer esse contato direto para falar para vocês o que nós estamos fazendo e ouvir as as justas criticas, as reivindicações. Um prefeito não pode pensar que ele sozinho consegue resolver as coisas. Ele é mais eficiente quando ele ouve a sociedade, quando ele participa e quando ele permite que haja esse processo de interação, de debate, de troca de ideias e opiniões"

O prefeito citou também a felicidade em poder prestar contas à comunidade de maneira direta e transparente. "Eu estou muito feliz em poder estar aqui hoje ouvindo as posições contrárias, favoráveis, ouvindo as reclamações e os elogios. Esse é o papel que eu quero ter como prefeito. De poder, de maneira transparente e tranquila, conversar com vocês. É o primeiro dia que nós estamos nesse diálogo, mas ele irá se repetir. O próximo será uma terça-feira, dia 17. Estaremos aqui de novo trocando ideias, trabalhando, interagindo nessa nova forma que nós encontramos de conversar com vocês", finalizou.

Realização da Live

A Live com Edvaldo está marcada para dias de segundas-feiras a cada 15 dias, às 19h, através do Facebook. O primeiro e segundo foram agendados em duas terças-feiras em decorrência da agenda do prefeito. Ele viaja nesta sexta-feira, 6, e retorna na segunda, dia 16, por isso, a segunda Live ficou agendada para o dia 17 de julho.
Compartilhar