Luta em defesa da Fafen é registrada por João Daniel no plenário da Câmara

Publiciado em 26/03/2018 as 21:07

Na sessão desta segunda-feira, dia 26, na Câmara dos Deputados, João Daniel (PT/SE) registrou a audiência pública realizada na última sexta, dia 23, na Assembleia Legislativa de Sergipe, para debater a grave situação do anúncio do governo federal, através da Petrobras, do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe. Ele parabenizou todos os parlamentares, trabalhadores e aposentados da empresa e sociedade que participaram da audiência, uma iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia (PT).

“Estivemos lá representando a Comissão de Direitos Humanos desta Casa, ouvindo, debatendo e acompanhando toda audiência e pudemos ver a indignação de todos por saber que a economia de Sergipe está ameaçada com o fechamento desta fábrica”, disse o deputado, ressaltando os prejuízos sociais caso isso venha se concretizar.

Na semana passada, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, ligou para o governador Jackson Barreto para informar a decisão da empresa em suspender as atividades na fábrica da Fafen em Sergipe. A justificativa da direção da estatal seria um prejuízo de R$ 600 milhões que esta teria dado no ano de 2017. Esse valor tem sido motivo de questionamento.

Como foi também destacado durante a audiência pública por sindicalistas e funcionários aposentados da Fafen, em Sergipe, essa fábrica teve lutas históricas que impediram a sua privatização. Em seu discurso, João Daniel também saudou o governador Jackson Barreto que tão logo soube do anúncio de fechamento reuniu a bancada federal de Sergipe e novamente reunirá deputados federais e senadores sergipanos em audiência que deve acontecer nesta terça-feira. “Todas as forças progressistas e políticas de Sergipe têm interesse em defender a Fafen. Essa é a nossa obrigação!”, declarou o deputado João Daniel.