Ulices Andrade substitui ao conselheiro Clóvis Barbosa na presidência do TCE

Publiciado em 16/12/2017 as 10:17

O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas participaram, na manhã desta sexta-feira, 15, da solenidade de posse do conselheiro Ulices Andrade na presidência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe para o biênio 2018-2019. Ulices Andrade substitui ao conselheiro Clóvis Barbosa no cargo.

O governador Jackson Barreto elogiou o novo presidente e falou da importância do TCE para Sergipe. “O conselheiro Ulices Andrade é um homem bastante experiente, que tem uma boa formação, equilibrado, à altura da presidência do Tribunal de Contas. Acredito que ele fará uma bela gestão à frente deste Tribunal. O TCE, como órgão de controle externo no Estado, representa um papel fundamental para sociedade ao fiscalizar e incentivar o equilíbrio na gestão dos recursos públicos. Procuramos trabalhar em plena harmonia tanto com o TCE quanto com as demais instituições e poderes, pensando sempre no povo e na gestão consciente dos bens públicos”.

O novo presidente, juntamente com a mesa diretora da Corte de Contas, foi eleito por unanimidade em 14 de novembro, durante sessão ordinária do pleno do TCE. Na mesma data, o conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza foi eleito vice-presidente e a conselheira Angélica Guimarães foi eleita nova corregedora do TCE-SE.

Em seu discurso, Ulices Andrade destacou o papel histórico do Tribunal e enalteceu a importância do diálogo com os gestores públicos de Sergipe. “Os tribunais de contas são instituições imprescindíveis ao funcionamento da república, à preservação e ao aperfeiçoamento da democracia. Nesses seus 47 anos, o Tribunal de Contas de Sergipe vem cumprindo fielmente seu papel constitucional. O Tribunal de Contas tem sido para mim, mais que serviço e missão, mas também uma verdadeira escola de vida”, disse.

Já Clóvis Barbosa, que esteve à frente da presidência da mesa diretora do TCE no biênio 2016/2017, ressaltou os desafios da gestão pública e seu esforço para contribuir com a modernização, melhoria na gestão dos gastos e transparência no órgão. “Determinei desde o início da minha gestão que teríamos que ser o Tribunal mais transparente dentre todos os tribunais. Quanto ao ciclo que se encerra, posso dizer que deixo meu legado”, explanou ao citar os diversas melhorias realizadas no tribunal.

Conselheiro-presidente

Ulices de Andrade Filho nasceu em Canhoba e formou-se em Administração pela Fanese em 2003, pós graduando-se no curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV, em 2005.

Foi deputado estadual por cinco legislaturas seguidas, de 1991 a 2010. Participou de todas as comissões da Casa, além de ter presidido diversas delas. Ulices exerceu o cargo de secretário de Estado da Administração em 1993 e 1994, secretário especial de Desenvolvimento Regional em 1995 e secretário especial de Desenvolvimento Regional e Metropolitano entre 1995 e 1996.

Foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes (2007/2009 e 2009/2010), tendo assumido o cargo de governador do Estado entre 09 e 16 de janeiro de 2009. Foi empossado conselheiro do TCE/SE em 14 de outubro de 2010. Em 28 de fevereiro de 1986; presidiu o Tribunal de Contas nos biênios 1989/1990 - 2001/2002 e de dezembro de 2006 a março de 2007; publicou mais de uma dezena de artigos jurídicos e é diretor da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento.

Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe - TCE/SE foi criado pela Emenda Constitucional nº 2, de 30 de dezembro de 1969, promulgada pelo então governador Lourival Baptista. A sessão de instalação do órgão ocorreu no dia 30 de março de 1970.

A Corte de Contas era constituída pelos juízes Manoel Cabral Machado - presidente, Juarez Alves Costa - vice-presidente, José Amado Nascimento, João Moreira Filho, Joaquim da Silveira Andrade, João Evangelista Maciel Porto e Carlos Alberto Barros Sampaio.

Os membros do Tribunal de Contas passaram a receber o tratamento de conselheiro, por força das disposições contidas na Emenda Constitucional nº 7, de 12 de dezembro de 1977