Fábio Meireles denuncia falta de colírio para tratamento de glaucoma

Publiciado em 18/10/2017 as 15:20

O vereador Fábio Meireles (PPS) denunciou hoje (18) a dificuldade de alguns aracajuanos para ter acesso ao remédio Xalatan, usado no tratamento do glaucoma. Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o parlamentar expôs os reclamos que tem ouvido de muitos pacientes receosos com o risco de perder a visão por não utilizar o colírio que evita o aumento da pressão ocular.

De acordo com Fábio, no mês passado, quem procurou o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) em busca do remédio, que deveria ser distribuído gratuitamente, voltou para casa de mãos vazias. Segundo ele, “a Secretaria Municipal da Saúde tem conhecimento do problema, mas maltrata os pacientes”.

Meireles observou que quem faz o tratamento não pode ficar sem a solução oftalmológica, uma vez que, sua prescrição é para uso contínuo, mas diversos pacientes chegam a passar quinze dias sem o remédio por conta dos entraves na hora de conseguir até mesmo a requisição.

“Esse medicamento é utilizado para reduzir a pressão do olho, de modo que, o cidadão não perca a visão gradativamente, o que, se ocorrer, é irreversível. Porém, infelizmente, o aracajuano tem dificuldade até de passar pela consulta com o oftalmologista”, lamentou o vereador, ao apelar pela sensibilidade da secretária Waneska Barboza para que resolva o problema em tempo hábil.