Amurces apoia luta de prefeitos por emenda impositiva que contemple todos os municípios

Publiciado em 17/10/2017 as 10:14

O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces), José Antônio da Silva Alves, o Zé de Bá, participou de reunião entre os prefeitos sergipanos e o coordenador da bancada para assuntos relacionados às emendas orçamentárias, deputado federal Jony Marcos (PRB).



No evento, que aconteceu nesta segunda-feira (16), na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe, ele manifestou apoio à reivindicação dos prefeitos que defendem que uma emenda de bancada seja direcionada para todos os municípios sergipanos.



De acordo com o prefeito de Neópolis, Luís Melo de França (PR), essa emenda vai proporcionar que a região do baixo São Francisco, por exemplo, saia da situação de subdesenvolvimento que se encontra. Segundo ele, a crise impacta diretamente na arrecadação, uma vez que há queda de receitas e, ainda, a União e o Estado continuam a demandar mais serviços, mesmo sem repassar recursos para tal. “Vêm as obrigações, mas sem a contrapartida por parte desses entes. Queremos que essas responsabilidades sejam acompanhadas de recursos para poder dar sustentação à nova estrutura de serviço que está sendo proposta a todos os municípios”, disse.



“Nós temos que ser mágicos para lidar com essa situação. Meu município, apesar de ser pequeno não é diferente dos outros. Encerramos o último mês no vermelho, os salários foram pagos graças ao ICMS repassado pelo Estado, mas próximo mês só Deus sabe como vou poder pagar”, desabafou a prefeita do município de Pinhão, Ana Rosa Santos Costa Oliveira (PMDB).



No entendimento dos gestores, uma emenda para ser dividida por todos os municípios desafogaria as contas, considerando que muitos prefeitos têm tido dificuldades até para pagar a folha de pessoal. “Muitos gestores arrecadam bem menos do que gastam, pois têm despesas com INSS, folha de pessoal e tantos outros compromissos”, falou o prefeito de Santa Luzia do Itanhy, Edson Santos Cruz (PMDB).



O prefeito de Macambira, Luciano Machado (PT) também destacou a importância da emenda reivindicada pelos gestores. “Nós contamos apenas do FPM. E temos diversos compromissos inerentes à gestão. Em Macambira, por exemplo, estamos fazendo o pagamento parcelado da Previdência e isso tem prejudicado vários compromissos, gerando atrasos no pagamento de fornecedores e dificuldades para pagar a folha de pessoal”, relatou.



O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, disse que paliativos não adiantam nesse momento. “É preciso encaminhar algo efetivo que beneficie a todos. O governo federal precisa olhar os municípios realmente como eles merecem”, ressaltou.



O presidente da Amurces afirmou que administrar um município não é tarefa fácil. “Ser prefeito é missão impossível, pois as despesas da Prefeitura não podem ser cortadas e a receita não acompanha na mesma proporção. O prefeito é quem está na cidade e sente o clamor da sociedade. Sem dinheiro ninguém faz milagre”, falou Zé de Bá, ao parabenizar os gestores pela iniciativa e ratificar o irrestrito apoio da Amurces às causas municipalistas.



Nesta terça-feira, os prefeitos participam de reunião com a bancada federal, em Brasília, para tratar sobre o assunto, uma vez que o prazo final para apresentação de emenda ao Orçamento Geral da União (OGU), encerra-se na sexta-feira (20).