Georgeo pede que Governo se manifeste sobre privatização da Deso

Publiciado em 11/09/2017 as 17:56

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) usou o grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira, 11, para pedir ao Governo que se manifeste publicamente sobre a possível privatização da Deso.

O parlamentar mostrou uma matéria publicada na edição desta segunda no Jornal Cinform mostrando que apesar do Estado negar a intenção de vender a estatal, os estudos para a viabilidade da privatização continuam a acontecer no BNDES. A matéria conta com posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Saneamento (Sindisan), do ex-vice-prefeito da capital sergipana, José Carlos Machado, e do presidente da OAB/SE, Henry Clay Andrade.

“Está claro que o Governo esfriou as discussões, mas o contrato entre o BNDES e o Consórcio Sanear para os estudos está em vigor. Esperamos mais uma vez que o Executivo se manifeste oficialmente sobre o que pretende fazer com a empresa. Se for do interesse vender, que dê essa posição para a sociedade sergipana”, cobrou Georgeo.

O parlamentar lembrou que o contrato celebrado entre o BNDES e o Consórcio Sanear determina que, caso a privatização não aconteça após os estudos, que o Estado reembolse o banco em R$ 4 milhões como forma de cobrir as despesas efetuadas. “Ou seja, ao final teremos que pagar a conta: seja com a venda ou com esse valor gasto com o estudo. Não podemos deixar que esse assunto fique no esquecimento: que o Governo seja transparente e diga qual a sua intenção”, afirmou o deputado.

Campanha

Ainda durante o grande expediente, Georgeo falou sobre a PEC 01/2017, que pretende suprimir o artigo nº 263 da Constituição Estadual e acabar com a aposentadoria para ex-governadores em Sergipe. No último Dia 7 de Setembro, durante o desfile cívico da Barão de Maruim, em Aracaju, aconteceu a primeira coleta de assinaturas da Campanha Não à Aposentadoria de Ex-governadores.

Georgeo afirmou que a primeira ação contou com o apoio da população. “Tivemos a alegria de receber várias manifestações positivas”, garantiu. O resultado disso foi quase mil assinaturas coletadas em um período de apenas três horas. O parlamentar afirmou que a campanha irá continuar em vários outros municípios.

“Iremos coletar essas assinaturas também no interior. A população vem mostrando que quer acabar com essas aposentadorias. Esperamos que com essa manifestação o projeto possa andar aqui na Alese e extinguir de vez esse absurdo. Neste momento onde o Governo reclama da falta de recursos, não é mais justo continuarmos com esse dispositivo na nossa constituição”, finalizou Georgeo.