Espírito empreendedor: senadora destaca protagonismo das mulheres sergipanas

Publiciado em 17/08/2017 as 07:31

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) destacou a importância do estudo divulgado pelo Sebrae intitulado “Os Donos de Negócio no Brasil”, que aponta um crescimento continuado nos empreendimentos chefiados por mulheres em Sergipe. Os números, calculados com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2014, do IBGE, mostram o Estado com maior percentual brasileiro de participação feminina à frente dos negócios (37,7%), superando as médias do Nordeste (32,7%) e nacional (31,7%).

“Esse estudo mostra que as mulheres possuem mais formação, buscam mais qualificação para a administração dos negócios, têm mais conhecimento de mercado e mais acesso às novas tecnologias do que os homens. Isso revela a garra com que as sergipanas se colocam à frente dos negócios, independente do porte, gerando emprego e movimentando a economia de nosso Estado”, ressaltou Maria.

Autora do Projeto de Lei que estabelece percentual obrigatório de mulheres nos Conselhos de Administração de empresas públicas e de sociedade mista, a parlamentar sergipana considera que a mulher está fazendo o seu papel na busca de formação e que o Estado precisa dar exemplo, ampliando a participação feminina nesses espaços de decisão.

“A mulher está preparada para assumir novos desafios e tem muito a contribuir. Na iniciativa privada, brasileiras se destacam em suas posições de comando de grandes empresas, como Luiza Trajano, uma referência de liderança no comércio varejista do país, ou Sônia Hess, que possuindo 11 irmãos homens, assumiu a presidência da Dudalina, empresa criada por seus pais, e transformou-a na maior exportadora de camisas do Brasil. Agora está na hora de garantir espaço entre os cargos públicos”, concluiu a senadora.

O Projeto de Lei que determina percentual obrigatório de mulheres tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na semana passada.