Deputado diz que Lula está sendo punido porque desmoralizou a elite brasileira

Publiciado em 08/08/2017 as 07:47

A confirmação da vinda do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a Sergipe no próximo dia 20/08 foi destacada na sessão desta segunda-feira pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT). Na tribuna da Assembleia Legislativa ele fez longo pronunciamento exaltando vários benefícios levados à população brasileira durante os oito anos de mandato de Lula (2003-2010).

“Quem virá a Sergipe será um retirante do Nordeste, um operário metalúrgico e um ex-presidente que desmoralizou a elite brasileira politicamente e administrativamente. Por isso ele jamais será perdoado”, disse Gualberto, fazendo questão de ressaltar que falava como militante do Partido dos Trabalhadores, e não líder do governo na Alese. “A elite havia governado o Brasil por mais de 500 anos, mas um operário semi-analfabeto foi quem conseguiu fazer tudo o que nenhum outro governante havia feito pelo povo mais pobre”.

Quando Lula assumiu a presidência, lembrou Gualberto, o IBGE contabiliza 30 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza, em plena miséria. “As pessoas acordavam sem ter o que comer naquele dia. Mas Lula mudou essa história implantando programas sociais e garantindo a distribuição de renda”, disse o deputado. “Éramos governados por uma elite perversa e maléfica que massacrava o povo”, afirmou.

Dentre os programas sociais implantados por Lula, Francisco Gualberto citou o Luz Para Todos, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), Ciências sem fronteiras, Fies, Bolsa Família, expansão das universidades públicas e institutos federais de educação, cotas sociais no ensino superior, aposentadoria rural por idade, ganho real no salário mínimo, entre outros. “A elite governou o país por 503 anos e nunca encontrou um projeto que amparasse as necessidades do pobre. E Lula fez isso sem revolução armada, sem confrontos. Mas desmoralizou a elite brasileira e seu apêndice internacional”, frisou o deputado petista.

Para Gualberto, mesmo a elite condenando judicialmente o ex-presidente Lula, ninguém apagará da história os benefícios levados ao povo durante o seu governo. “A administração deste país está dividida entre o antes e o depois de Lula. E ele provou que é possível sim ter os banqueiros e grandes empresários ganhando dinheiro, mas também os pobres tendo acesso à moradia digna, educação de qualidade e outros benefícios”, afirmou Francisco Gualberto.

O Estado de Sergipe foi beneficiado com vários projetos sociais e de infraestrutura com Lula no governo. Dentre eles, a pavimentação de rodovias, a reforma do Parque da Sementeira, a implantação e recuperação de museus, ampliação da Fafen. “Lula olhou para Sergipe como nenhum outro presidente o fez”. No entanto, na contramão do desenvolvimento social, o governo golpista de Michel Temer vem cortando todos os benefícios sociais implantados nos governos de Lula e Dilma Roussef. “Só estão mostrando a cada dia o que é o governo da elite”, disse Gualberto.

De acordo com a agenda divulgada, em Sergipe Lula passará por Estância, Lagarto, Itabaiana e Aracaju. Também dará entrevistas às emissoras de rádio e televisão na capital. “Portanto, no dia 20, todos os sergipanos que entendem que todas as pessoas têm direito ao mínimo de dignidade em sua vida social devem cumprimentar e saudar o ex-presidente Lula”, frisou Gualberto.