Aprovado pela Alese, pedido de informações sobre obras do Proinvest é ignorado por auxiliares do governo

Publiciado em 27/06/2017 as 21:06

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) lamentou hoje (27) que o Governo do Estado tenha, simplesmente, ignorado o Requerimento, de sua autoria, aprovado há cerca de seis meses pela Assembleia Legislativa pedindo informações sobre a execução do cronograma de obras previstas no Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinvest).



“Isso é uma clara demonstração de desrespeito ao Poder Legislativo. Como parlamentar, eleita pelo povo sergipano, eu exijo respeito ao meu mandato”, ressaltou Maria, ao lamentar que a Casa Legislativa não tenha demonstrado interesse em fazer com que fosse respeitado o seu papel constitucional de fiscalizadora das ações do Executivo.



O Requerimento de Maria foi apresentado em outubro do ano passado e aprovado este ano a pedido da deputada num momento em que o deputado Jeferson Andrade presidia a sessão. No documento, endereçado aos gestores das Secretarias de Infraestrutura e da Fazenda, a parlamentar solicitava o detalhamento das obras acabadas, com os respectivos valores aplicados; as obras iniciadas e não concluídas, com a devida justificação; o cronograma das que estão em andamento ou a ser iniciadas, com seus devidos custos, bem como o saldo em conta.



“Não podemos aceitar que um Requerimento seja aprovado pelo Parlamento e, simplesmente, ignorado, sem resposta. É preciso que haja respeito a atividade parlamentar”, declarou Maria Mendonça, ao lamentar que o Projeto foi aprovado em 2013, mas até agora pouco do que foi proposto foi executado.



Ela citou como exemplo a construção da Central de Abastecimento (Ceasa) de Itabaiana, “uma obra estratégica para a cadeia produtiva do agreste sergipano e que atende a todo o Estado”. De acordo com Maria, o governador Jackson Barreto já esteve em Itabaiana assinando atos, mas nada de iniciar a obra.



Outra situação apontada pela deputada é a rodovia que interliga Itabaiana ao município de Itaporanga D'Ajuda, cujo cronograma está em atraso. “Essa rodovia fará a interligação da BR 101 à BR 235, que já está com a mobilidade comprometida em função do fluxo intenso, no entanto, sua construção já foi paralisada diversas vezes”, afirmou Maria Mendonça.