Maria do Carmo destaca dados da OMS sobre os impactos do consumo do tabaco

Publiciado em 31/05/2017 as 16:44

No dia Mundial sem tabaco, celebrado hoje (31), a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os quais, o consumo do cigarro mata algo em torno de 7 milhões de pessoas, todos os anos, e gera uma despesa aos lares e aos governos de mais de 1,4 trilhão de dólares. Esse montante refere-se a despesas com saúde e da perda de produtividade.

“Este ano, a OMS traz como tema da campanha a ameaça que o tabaco representa para o desenvolvimento, pois além dos danos à saúde pública, bem como aos fumantes ativos ou passivos, a produção e o consumo de produtos derivados dessa substância geram impactos socioambientais desastrosos em todo o planeta”, disse Maria, ao citar o exemplo da lenha que é utilizada para esquentar estufas que secam as folhas de tabaco. “Esse ato, por si só, gera o desequilíbrio da biodiversidade e do meio ambiente”, destacou a senadora sergipana.

Maria disse concordar com a decisão da OMS de apelar aos países-membros da Organização para que adotem medidas firmes no sentido de proibir todo tipo de marketing e publicidade relacionados ao assunto, bem como a adoção de embalagens simples para os produtos e o aumento de impostos especiais para a indústria do fumo. “Tem que haver medidas duras para garantir a proteção às pessoas e ao meio ambiente”, salientou.