Eduardo Amorim solicita amplitude dos programas nas áreas de habitação

Publiciado em 16/05/2017 as 20:31

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) esteve em audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para pleitear mais amplitude nos programas de habitação no estado de Sergipe. O parlamentar esteve acompanhado dos prefeitos de Campo do Brito, Marcell Souza, de Itaporanga D´Ajuda, Otávio Sobral, de Propriá, Iokanaan Santana e de Siriri, Zé de Rosa. “Além de habitação pleiteamos recursos nas áreas de saneamento, mobilidade urbana e desenvolvimento para os municípios sergipanos”, disse o senador.

Segundo o ministro das Cidades, o governo do presidente Michel Temer tem dado especial atenção à retomada das contratações de unidades habitacionais na Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que atende famílias de baixa renda. As novas contratações já foram retomadas no início deste ano. “Para 2017, a meta é contratar 170 mil unidades na Faixa 1 para atender mais famílias carentes em todo o país”, disse Bruno Araújo.

Para o senador, a novidade é que municípios com menos de 50 mil habitantes passam a ser atendidos por esta modalidade a partir deste ano também. “Temos um déficit habitacional em nosso estado, vamos apresentar ao ministro as necessidades dos pequenos municípios para que mais famílias tenham acesso a casa própria”, explicou Eduardo.

Cartão Reforma

Bruno Araújo detalhou como vai funcionar o Programa Cartão Reforma, lançado pelo atual governo, para que os municípios possam participar das seleções. Segundo ele, o objetivo é melhorar a qualidade habitacional das moradias brasileiras, o programa proporcionará a reforma de casas para famílias de baixa renda, incrementando o comércio, a prestação de serviços e a geração de empregos, bem como a geração de renda nos municípios.

Avançar Cidades

Outra novidade do Ministério das Cidades é o Programa Avançar Cidades que irá atender demandas municipais como, por exemplo, pavimentação, iluminação pública e obras de saneamento. O Programa Avançar Cidades será dividido em duas modalidades: Saneamento e Mobilidade. “Nosso gabinete está à disposição dos gestores sergipanos que queiram mais informações dos Programas. Pretendemos atender todos os prefeitos que nos procurarem no gabinete essa semana”, disse Eduardo.