Jackson busca liberação orçamentária para duplicação de abastecimento de água em Lagarto

Publiciado em 25/04/2017 as 19:50

As obras de duplicação do abastecimento de água em Lagarto voltaram a ser discutidas pelo governador Jackson Barreto em Brasília, nesta terça-feira, 25. Em reunião com o secretário substituto de Saneamento Ambiental do ministério das Cidades, Olavo de Andrade Lima, e o deputado federal Fábio Reis, o governador solicitou liberação orçamentária para duplicação do abastecimento de água em Lagarto, na adutora do Piauitinga, que está paralisada por conta dos cortes orçamentários no PAC.

O investimento de R$ 83.514.821,00 atende o crescimento populacional do município, que saltou de 94 mil habitantes para 101 mil, após a implantação do campus da Universidade Federal de Sergipe, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A obra contará com uma captação, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), uma estação elevatória de água tratada, 46,6 km de adutoras, um reservatório de distribuição com capacidade de 2.000 m³ e 14.436 ligações prediais.
Para que a obra seja licitada, o governo solicita suplementação de dotação orçamentária no valor 20% da obra. Natural de Lagarto, o deputado federal Fábio Reis ressaltou a importância do investimento para o município e informou que debaterá a pauta com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, nos próximos dias.
“A duplicação da adutora do Piauitinga é de extrema importância pata Lagarto porque a rede de abastecimento da cidade foi projetada para 50 mil habitantes e, hoje, temos mais de 100 mil. Já temos os recursos para a obra, uma conquista desse governo e da bancada federal por meio do PAC. Estamos buscando que o Ministério refaça sua planilha orçamentária para incluir o recurso financeiro da obra, dessa forma, o governo inicia a duplicação ainda este ano”, afirmou Reis.
No último dia 11, o governador esteve com o ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, para tratar do tema e explicou, na ocasião, que a ampliação do sistema Piauitinga vai duplicar a capacidade de abastecimento de água no município de Lagarto, beneficiando uma população superior a 190 mil habitantes.