Jairo destaca investimentos do governo nas regiões Agreste e Médio Sertão

Publiciado em 07/12/2016 as 12:08


O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) parabenizou o governador Jackson Barreto (PMDB) pelos investimentos da ordem de R$ 6 milhões em municípios das regiões Agreste e Médio Sertão sergipano. “São investimentos importantes que se coadunam com as necessidades do nosso povo”, afirmou o deputado.

Jairo também destacou a força-tarefa criada por segmentos do Governo para atender algumas demandas dos sertanejos, em cumprimento ao que foi estabelecido durante audiência pública, promovida por ele, há cerca de duas semanas no plenário da Assembleia Legislativa.

Dentre os que participam da força-tarefa está a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), que cuida de inibir o furto de água, prática que gera sérios prejuízos e faz com que os pequenos produtores há tempos permaneçam sem água. “Infelizmente, essa água não chega às torneiras, justamente por ser desviada, deixando a maioria da população no prejuízo”, disse.

De acordo com Jairo, essa cultura do furto ainda existe na região e isso traz sérios danos para expressiva quantidade de pessoas que vive em comunidades, como Santa Rosa do Ermírio, que tem sérios problemas de abastecimento; Feirinha e Caimbra, em Nossa da Glória; Cachoeirinha, em Gararu, e tantos outros locais. “Não é justo que se leve a tubulação, que se coloque os canos nas residências, mas só aparece o talão para pagar, enquanto a água, que é um líquido preciosíssimo, não chega às torneiras”, afirmou Jairo.

Enfrentamento – A falta de política para enfrentar os efeitos da longa estiagem, no entender do deputado, é algo bastante preocupante. “Sempre tenho dito que seca não se combate, enfrenta-se. Então, ao meu ver, seriam necessárias medidas efetivas para se minimizar o efeito dessa longa estiagem para o sertanejo”, disse, ao ressaltar que “a saída seria a construção do canal de Xingó, o que, lamentavelmente, ainda não aconteceu”.
Outra alternativa, ressaltou Jairo, seria a construção de barragens para a retenção da água de chuvas. “Ano passado, choveu de forma tão intensa que houve a derrubada de ponte, barragens, etc. E essa água foi pra onde? Não foi captada, infelizmente”, afirmou.