Deputada de Sergipe volta a ser ameaçada de morte

Deputada Linda Brasil garante que as ameaças não a impedirão de realizar o seu trabalho

Publiciado em 21/03/2024 as 10:00
ALESE/ Reprodução

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) voltou a ser amaeaçada de morte. A psolista denunciou a ameaça e pediu proteção à Assembleia e à Secretaria da Segurança Pública “para que eu possa manter o exercício de minhas atividades parlamentares”, frisou. Em junho do ano passado, Linda foi ameaçada de morte via e-mail, tendo o criminoso exigido que ela renunciasse ao mandato, sob pena de ser eliminada fisicamente. Nessa quarta-feira (20), ao denunciar a nova ameaça, a deputada disse que “não iremos silenciar ou deixar de realizar nosso trabalho em prol da justiça social”.

O presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD), colocou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Legislativo à disposição da parlamentar e afirmou que medidas de segurança serão tomadas e que caso será apurado. Durante o pronunciamento da deputada, o vice-presidente do Parlamento, deputado Garibalde Mendonça (PDT), também se solidarizou com Linda Brasil.

Primeira ameaça

Primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual, Linda Brasil foi ameaçada de morte pela primeira vez em junho de 2023,. As ameaças foram feitas através de um e-mail enviado para a Escola Legislativa da Assembleia no dia 28, justo quando se comemora o Orgulho LGBTQIA+. À época, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso. Segundo o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), além de ameaçar à vida de uma pessoa, o crime infringe o direito legal de escolha dos representantes da administração pública por meio da democracia. Não se tem notícia se a Polícia chegou ao responsável pela primeira ameaça feita à parlamentar do Psol.

Fonte: Destaque Notícias