Monitor da Violência confirma Sergipe como estado que mais reduziu mortes violentas no Brasil

Diminuição foi de 22,6% em comparação entre 2022 e 2023, superior à retração nacional de 4%

Publiciado em 12/03/2024 as 12:00
SSP/ Reprodução

Em novo levantamento feito pelo Monitor da Violência do G1, Sergipe é apontado como o estado que apresentou a maior redução na quantidade de mortes decorrentes de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de óbito. O estado teve queda de 22,6% em comparação entre 2022 e 2023. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 12.

Ainda conforme o levantamento organizado pelo G1 em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP), a redução registrada por Sergipe é bem maior do que a diminuição nacional, que foi de 4%.

Além de Sergipe - com a maior redução nas mortes por homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte - aparecem entre os três estados com maior diminuição no indicador Tocantins (em segundo lugar, com 19,8% de queda) e Rondônia (terceiro lugar, com redução de 14,5%).

Os dados divulgados pelo G1 nesta terça-feira dialogam com o levantamento apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgado em fevereiro deste ano. No levantamento do MJSP, a redução também foi superior a 22%. No mapeamento do MJSP, a média nacional de redução também foi de 4%.

Para o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, os dados apresentados pelo G1 ratificam o levantamento que é feito periodicamente pela SSP. “Atestam a qualidade e a legitimidade dos nossos dados e que, sim, estamos tendo menos mortes violentas em Sergipe”, asseverou.

João Eloy também destacou que os resultados positivos que vêm sendo obtidos por Sergipe são frutos do trabalho estratégico e investimentos da gestão estadual, juntamente com o empenho dos servidores da Segurança Pública. “Nossos policiais militares, policiais civis e peritos criminais estão diariamente trabalhando para garantir a segurança pública da nossa população”, assinalou o secretário.

Fonte: ASN