SSP e Setur traçam planejamento estratégico para segurança pública no Arraiá do Povo

Festividade acontece durante 30 dias e atrai sergipanos e turistas para as festividades juninas da Orla da Atalaia na Zona Sul de Aracaju

Publiciado em 24/05/2023 as 08:00
SSP/ Reprodução

Em reunião realizada nesta terça-feira (23) foi delimitado o planejamento estratégico da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para as festividades juninas da capital, a exemplo do Arraiá do Povo, que acontece entre os dias 1º de junho e 1º de julho, na Orla da Atalaia. O planejamento tem como objetivo garantir a segurança de sergipanos e turistas em uma das mais tradicionais festas do período junino de Sergipe. A reunião ocorreu na sede da SSP e contou com representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

O secretário do Turismo, Marcos Franco, ressaltou que a parceria entre a SSP e a Setur é fundamental para a realização das festividades no Arraiá do Povo. “A Secretaria da Segurança Pública é fundamental para o nosso setor do turismo. É um dos maiores eventos da história de Sergipe, de terça a domingo. Essa parceria é importante para que sergipanos e turistas possam dançar com paz, tranquilidade e dedicação. O forró é nossa maior tradição, e a parceria com a SSP facilita o desenvolvimento do nosso turismo”, citou.

O diretor de eventos da Setur, Gustavo Paixão, reiterou que o objetivo da parceria com a SSP é garantir que os festejos juninos aconteçam com tranquilidade para sergipanos e turistas. “E saímos daqui com uma visita agendada in loco com todos os órgãos envolvidos [na realização dos eventos juninos de Sergipe] para que a gente faça realmente festejos juninos com bastante segurança e bastante conforto para a população local e para os turistas”, acrescentou.

Para a segurança da população e dos turistas, o Corpo de Bombeiros integra o planejamento estratégico da SSP, conforme o coronel Fábio Cardoso, comandante do Corpo de Bombeiros. “O trabalho começa antes do evento com a parte de prevenção com as medidas de segurança, como as vistorias. O segundo momento é a prevenção operacional, onde as equipes do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão para intervenção imediata em sua respectiva área de atuação”, revelou.

As festividades do Arraiá do Povo também contarão com a segurança da Polícia Militar, assim como detalhou o coronel George Melo, comandante do policiamento da capital. “Nós temos o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), na própria orla. Também contaremos com o apoio de outras unidades como Radiopatrulha e Getam. Teremos ainda a CPTran e, em alguns pontos, o BPRv, além do apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Nós garantimos à população que teremos uma festa com tranquilidade”, detalhou.

Também para a segurança da festa, a Polícia Civil já está com o planejamento estratégio preparado, conforme evidenciou o delegado-geral, Thiago Leandro. “No Arraiá do Povo, nós iremos atuar com a Delegacia de Turismo (Detur) e teremos policiais no local do evento para registros de ocorrência para que sergipanos e turistas possam curtir as festividades juninas com harmonia e paz. A Detur conta com equipes de agentes, escrivães e delegados, e irá atuar para que a família sergipana e turistas possam prestigiar o nosso São João”, finalizou.

Fonte: SSP/ SE