Delegacias passam a contar com acesso ao sistema on-line de gerenciamento e emissão de laudos periciais em SE

Publiciado em 14/12/2020 as 13:18

O sistema Forensys foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar ocorrências, requisições e laudos, além de emitir relatórios das atividades periciais em Sergipe. Neste mês de dezembro, a ferramenta, desenvolvida pelo perito criminal Paulo Roberto, passou a contar com o cadastro de todas as delegacias do estado na base de dados da plataforma. Assim, as autoridades policiais passam a contar com o acesso on-line dos laudos periciais emitidos pelo Instituto de Criminalística (IC). A previsão é de que essa fase do sistema esteja em pleno funcionamento até o final de janeiro de 2021.
 

Com o sistema, os laudos periciais passam a ser disponibilizados de forma totalmente digital, reduzindo gastos com impressão e também com o deslocamento de servidores das unidades policiais ao IC para entrega dos documentos, que são utilizados nos procedimentos investigativos da Polícia Civil no estado. A próxima etapa, prevista para ser implementada até o final de 2022, pela Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), é ampliar o sistema para os outros institutos vinculados à instituição - Médico Legal (IML), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) e de Identificação (IICM). 
 

O coordenador-geral de perícias, Nestor Barros, destacou que o sistema faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado para as constantes melhorias do trabalho pericial em Sergipe. “O sistema Forensys está no plano estratégico do Governo do Estado para ser implementado até o final de 2022. Ele, inicialmente, tem o IC como plano piloto, mas vai atuar em todos os institutos vinculados à Cogerp. Todos eles registrarão suas perícias e emitirão seus laudos através do Forensys. A partir de agora, o IC e, posteriormente, os demais institutos irão emitir os laudos on-line”, enfatizou.
 

Nestor Barros ressaltou que o sistema propicia a redução de custos com a impressão, armazenamento e também entrega dos laudos periciais à autoridade policial requisitante da perícia para o embasamento dos inquéritos policiais. “O sistema traz um ganho para  a segurança pública e para população. Com o Forensys, nós teremos a economia com impressoras, por exemplo. É um ganho substancial, tendo em vista a rápida resposta que o sistema dará aos laudos periciais”, complementou o coordenador-geral de perícias.
 

Forensys na Criminalística
 

O diretor do Instituto de Criminalística (IC), Luciano Homem, reiterou que a nova fase da ferramenta possibilita maior celeridade entre a emissão dos laudos periciais e a entrega do documento à autoridade policial. “O sistema entra em uma nova etapa, na qual os laudos serão disponibilizados de forma 100% digital às autoridades requisitantes. As delegacias poderão baixar os laudos periciais no próprio sistema e acompanhar as requisições que são encaminhadas por elas”, detalhou.
 

Luciano Homem reforçou que, com o Forensys, os laudos passam a ser disponibilizados de forma totalmente digital. “Para o IC é um grande avanço, visto que não teremos mais a impressão dos laudos. Todos eles estarão no formato digital, gerando a economia de papel para o estado e, também, a redução do deslocamento das delegacias, que não precisarão mais vir ao IC para buscar os laudos. A população terá um ganho com essa nova implantação, já que a tendência é que os inquéritos policiais tramitem de forma mais célere”, afirmou.
 

Celeridade nas investigações
 

A coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, considerou o sistema Forensys como essencial para a celeridade dos procedimentos investigativos. “É uma iniciativa que traz um benefício muito grande para a atuação da Polícia Civil, uma vez que resulta em agilidade na prova pericial, na emissão de laudos, que vai ocorrer de forma eletrônica, já possibilitando o envio direto para o Poder Judiciário, sem a  necessidade de que laudos impressos sejam digitalizados para serem encaminhados”, assinalou. 
 

Rosana Freitas especificou que o sistema otimizou o tempo entre a produção do laudo e a entrega à autoridade policial. “Traz mais agilidade tanto para a Polícia Civil, como para o resultado do trabalho do Instituto de Criminalística, resultando em um processo criminal mais eficiente. Anteriormente, a autoridade policial fazia requisição e, quando o laudo estava pronto, a equipe de policiais civis da delegacia precisava ir ao IC para buscar esse laudo. E, chegando na delegacia, seria digitalizado, para ser encaminhado ao Poder Judiciário”, mencionou. 
 

Ela finalizou realçando o ganho no trabalho pericial e investigativo que o Forensys possibilitou  à segurança pública de Sergipe. “Com o sistema, o caminho fica mais curto e deixamos de empregar servidores em serviço para buscar e digitalizar o laudo. Pois será disponibilizado eletronicamente através de senha. O servidor poderá acompanhar as requisições e ver a tramitação, além de responder as cotas judiciais sem necessidade de oficiar o Instituto de Criminalística, já fazendo o acompanhamento pelo próprio sistema. É uma iniciativa que traz um avanço histórico para a investigação criminal", pontuou.

 

Da Ascom/SSP-SE