Acadepol conclui 8ª Edição do Curso de Sobrevivência Policial em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe

Publiciado em 24/11/2020 as 06:53

A 8ª Edição do Curso de Sobrevivência policial foi finalizada no sábado, 21, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Nessa edição, que teve início na quinta-feira, 5 de novembro, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), as instruções foram ministradas para os magistrados. Os treinamentos também foram fornecidos a agentes da segurança pública. O objetivo do curso é instruir os operadores sobre como agir em situações de violência urbana em momentos de folga.

 

O diretor da Acadepol, João Batista, explicou que esta edição é a segunda realizada em parceria com o TJSE. Ele também destacou a presença de agentes de diversas forças de segurança nos treinamentos do Curso de Sobrevivência Policial. “Nessa turma, estamos contemplando 20 agentes de segurança pública, dentre magistrados, procuradores, agentes da Polícia Rodoviária Federal, policiais civis e delegados. É mais um curso voltado para a segurança do policial e das pessoas que lidam com a criminalidade em Sergipe”, ressaltou.

 

João Batista enfatizou que o curso está sendo muito bem avaliado e que outras turmas devem ser formadas futuramente. “Com essa turma, finalizamos o termo de cooperação, mas com certeza teremos outros nos próximos anos, pois o curso está sendo muito bem avaliado e é de suma importância para garantir a integridade física desses agentes de segurança e de toda a comunidade sergipana”, evidenciou.

 

O juiz Francisco Alves considerou a oportunidade propiciada pelo curso como essencial para o conhecimento de como agir em situações de ameaça à integridade física no dia a dia e fora do ambiente de trabalho. “O curso tem muita importância, não só para o ensinamento das técnicas em si, de sobrevivência e de tiro, mas também possibilitou a convivência com outras carreiras, com procuradores e policiais. Isso é saudável na medida em que podemos examinar melhor como é o dia a dia e os desafios em um cenário real”, assinalou.

 

O procurador Agripino Santos também ressaltou a relevância das instruções para a prevenção e a proteção diante de situações de conflito. “Essa parceria é de fundamental importância, pois esse curso prepara os agentes de segurança pública, juízes e procuradores a se protegerem em situações de combate. A ideia maior é garantir uma mudança comportamental para que possamos prevenir uma agressão sobretudo. E na iminência de uma agressão, que a gente saiba se defender”, finalizou.

 

Da Ascom/SSP-SE