Sergipe está entre os três estados que mais reduziram homicídios, aponta O Globo

Publiciado em 25/08/2019 as 15:41

Um levantamento realizado pelo Jornal O Globo aponta uma significativa redução no índice de homicídios em praticamente 21 das unidades federativas e no Distrito Federal, com reduções mais significativas nos Estados do Ceará (53,3%), Roraima (32,7%) e Sergipe (-30,1%).

De acordo com especialistas entrevistados pelo O Globo, que não há um fator único capaz de justificar o fenômeno, e que tampouco houve uma ação nacional de coordenação que já possa justificar os resultados. Ações específicas de governos estaduais, como os investimentos em ações de inteligência e o empenho de mais efetivo policial nas ruas compõem parte da explicação.

Em Aracaju, por exemplo, houve um registro de redução dos casos de hoomicídio em 28 bairros. Segundo das delegacias da capital, delegada Viviane Pessoa, a redução na incidência desses crimes colabora para a redução da criminalidade, a medida que grupos criminosos envolvidos com homicídios vão sendo desarticulados, outros crimes como o tráfico de drogas também são evitados. 

A coordenadora das delegacias da capital elencou ainda o trabalho constante na identificação das áreas que precisam de melhoria na segurança pública. “Nós temos trabalhado baseados nas estatísticas, mapeamos onde nao esta dando resultado esperado e ali concentramos nossos esforços”, citou Viviane Pessoa. 

Com informações da Agência Sergipe e do Jornal O Globo.