Justiça concede habeas corpus ao prefeito de Itabaiana e demais envolvidos na Operação Abate Final

Publiciado em 22/11/2018 as 16:56

O desembargador Diógenes Barreto determinou nesta quinta-feira, 22, a soltura do prefeito de Itabaiana, além do secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus e os outros três envolvidos presos na Operação Abate Final. Valmir estava preso desde o último dia 07 de novembro.

Mesmo com a soltura, permanecem afastados dos cargos públicos Valmir, Erotildes e Jamerson da Trindade Mota, servidor público que também foi preso, até a conclusão das investigações. Os citados também estão proibidos de acessarem os locais pertencentes à Administração Pública, incluindo o matadouro, com excessão de hospitais e postos de saúde em caso de necessidade de tratamento.

Também não poderão ter acesso às testemunhas do processo, nem se afastar do estado por mais de 10 dias sem autorização da Justiça.

*Relembre o caso*

No último dia 07 de novembro, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, o secretário de agricultura, Erotildes de Jesus, além de Jamerson da Trindade da Mota, Breno Veríssimo Melo de Jesus e Manoel Messias de Souza foram presos preventivamente durante a Operação Abate Final, que investigava o desvio anual de cerca quase R$ 2 milhões da Prefeitura Municipal de Itabaiana.

A Operação, comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), determinou também a busca e apreensão nas residências dos cinco alvos a fim de apreender documentos, dispositivos, dinheiro em espécie e objetos de valor. No inquérito, de nº 27/2018, também foi solicitada a indisponibilidade dos bens dos envolvidos.