Policiais militares recebem instrução de armamento de defesa não letal

Publiciado em 07/08/2018 as 19:22

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizou nessa quarta-feira, 2, um treinamento de instrução para utilização de Spray PSI Pró de jato direcionado, um artefato não letal que serve como mecanismo de defesa pessoal para assegurar a integridade física do agente de segurança pública.

A instrução aconteceu na sede do Batalhão, onde participaram do treinamento 41 policiais militares do BPChq e o diretor da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), Delmário Magalhães. O curso foi ministrado pelo diretor comercial da Poly Defensor Indústria Química, Rogério Beltrão, que explanou a Lei n° 13.060, sobre o que os órgãos de segurança pública deverão priorizar na utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo, desde que seu uso não coloque em risco a integridade física e psíquica dos policiais.

Na ocasião, também foram abordadas informações relacionadas ao armamento não letal, modos de armazenamento, técnicas de uso, como proceder à descontaminação do produto e o controle de gerenciamento de crise. Ainda na parte prática, os participantes receberam jatos de espargidores (como é chamado tecnicamente), para sentirem a intensidade do produto aplicado no ser humano.

Desta forma, todos se tornaram operadores habilitados e multiplicadores instruídos para esse tipo de armamento não letal.