48 horas seguidas sem registros de homicídio doloso, latrocínio ou lesão com morte

Publiciado em 28/07/2018 as 16:43

O “ataque” das polícias a grupos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios na capital, região metropolitana e em cidades com maiores índices de crimes do interior do estado está sendo refletido, nitidamente, nos números registrados nos casos dos crimes violentos letais intencionais (homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte). Às 6h deste sábado (28), o Instituto Médico Legal (IML) já contabiliza 48 horas seguidas sem ocorrências de CVLI. No bimestre de junho e julho de 2018, meses que apresentam reduções consistentes, já é o nono dia sem acontecer nenhum caso de crime letal intencional.

É a segunda vez, no bimestre de junho e julho de 2018, que Sergipe alcança 48 horas sem crimes violentos letais. Nos dias 18 e 19 de junho, também não houve registros de casos. Além das 48 horas seguidas sem homicídio, latrocínio ou lesão com morte, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) chegou ao nono dia sem nenhum registro desses tipos de ocorrências.

Além disso, até o momento, no mês de julho já é contabilizada uma redução de 27,7% casos de homicídios dolosos em todo o estado de Sergipe, quando comparado com o mesmo período de 2017. Junho de 2018 já apresentou uma redução de 14,8%.

De acordo com os dados repassados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), neste ano, os nove dias em que não houve nenhuma ocorrência de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte foram 7, 18, 19 e 28 de junho, além de 1, 3, 23, 26 e 27 de julho.

Parceria – A estratégia da Secretaria da Segurança Pública é apostar em uma velha estratégia que sempre deu certo, quando bem realizada: a parceria entre a Polícia Civil e Militar. Segundo o secretário da Segurança Pública, João Eloy, os bairros de Aracaju e as cidades com maiores índices estão sendo ocupados pelos trabalhos de policiamento ostensivo da PM, que também coordena as ações da Força Nacional em Aracaju, região metropolitana e Itabaiana.

Outra ação consistente, segundo João Eloy, é a determinação para que haja um trabalho minucioso entre o Departamento de Narcóticos (Denarc) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP). Nas últimas duas semanas, apenas a quarta divisão do DHPP prendeu 16 homicidas que agiam na cidade de Nossa Senhora do Socorro. “Já temos 11 dias seguidos sem homicídios em Nossa Senhora do Socorro”, explicou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (27), a delegada Luciana Pereira, responsável pela quarta Divisão do DHPP.

Recentemente, o DHPP e Denarc receberam núcleos ligados à Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), para dar suporte e agilidade aos inquéritos policiais e identificar pessoas ligadas ao tráfico de drogas e ao crime de homicídios. Muitas dessas informações são fundamentais para o cumprimento de mandados e ainda são trocadas em tempo real com equipes da Polícia Militar e que atuam em bairros como o Santa Maria, 17 de março, Santos Dumont, em Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Lagarto e em diversas partes do estado.