Governo garante mais segurança para os festejos juninos

Efetivo de quase 3.700 integrantes trabalhará nos festejos juninos em Aracaju e interior do Estado.

Publiciado em 21/06/2018 as 04:16

Na manhã desta quarta-feira, 20, foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), uma coletiva de imprensa para apresentação do planejamento operacional de ações de segurança que serão adotados na capital e interior do Estado durante as festividades juninas. O trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros visa garantir a segurança das pessoas que aproveitam as festas típicas do período junino.

Em apresentação feita pelo comandante do policiamento militar da capital (CPMC), coronel Vivaldy Cabral, a Corporação vai empregar um efetivo de quase 3.700 integrantes, entre homens e mulheres, diretamente relacionados com os festejos juninos em Aracaju e interior do Estado. Além do trabalho que já é feito desde o dia 31 de maio, a PM mantém o policiamento ostensivo em festas em municípios como: Pirambu, Capela, Gararu, Ribeirópolis e Cristinápolis. "Em Aracaju, o planejamento operacional atuará principalmente para garantir a segurança nos festejos da Orla da Atalaia (Arraiá do Povo) e também nos dias do Forró Caju", disse.

Polícia Civil

A Polícia Civil definiu que equipes estarão atuando nas 11 Delegacias Plantonistas do interior: Itabaiana, Estância, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Maruim, Tobias Barreto, Carira, Neópolis, Nossa Senhora das Dores e Canindé. Nestas cidades existirão equipes para o atendimento ao público e para os deslocamentos feitos pela Polícia Militar. Cerca de 400 servidores estarão diretamente envolvidos.

Em Aracaju, estarão funcionando normalmente as Delegacias Plantonistas Norte e Sul. Nos dias de festa do Arraiá do Povo, a Delegacia de Turismo estará aberta para atendimento. No Forró Caju, cujo espaço de evento é montado nos Mercados Municipais da capital, será definida uma estrutura de Delegacia Plantonista com equipes completas (com delegado, escrivão e agentes).

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também já atua desde o final de abril nos festejos juninos. Estão definidos militares para as festas de Areia Branca, Capela, Nossa Senhora do Socorro (abertura do São João de Socorro e Forró Siri), Pirambu, Estância e Itaporanga. Também serão selecionadas guarnições dos bombeiros nos festejos de Aracaju, tanto para o Forró Caju quanto para o Arraiá do Povo.

Durante os trabalhos dos bombeiros estão sendo disponibilizadas equipes com 125 militares. Serão usadas viaturas de combate a incêndios, além de busca e salvamento. Os bombeiros também atuarão em ações preventivas de fiscalização contra incêndio e pânico em camarotes, venda de fogos e barracas de comercialização.