Sergipe reduz número de homicídios em 16,1% nos nove primeiros meses do ano

Publiciado em 04/10/2017 as 19:33

Segundo dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), da secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o mês de setembro deste ano apresentou números significativos em relação a redução de homicídios no estado. Foram totalizados 86 casos, distribuídos entre capital (22), região metropolitana (28) e interior (36), apontando uma queda de 31,2%. Ainda de acordo com a pesquisa, de janeiro a setembro deste ano, Sergipe registrou uma redução de 16,1%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o estudo aponta uma redução de 7,1% em comparação a 2015.

Vale destacar a capital sergipana, que apresentou uma redução de 29,2% nos casos, com destaque às áreas com maior mancha criminal. Na Zona Norte houve uma redução de 43%, já os bairros Santa Maria e 17 de Março apresentaram redução de 25%. No mesmo período, alguns municípios também registraram uma redução significativa, como Poço Verde (81,8%), Tobias Barreto (72,7%), Canindé do São Francisco (68,8%) e Lagarto (43,6%).

Segundo o secretário da SSP, João Eloy, o resultado é fruto das ações desenvolvidas pelo governo do Estado na área. “Uma das principais ações implantadas foi o Gabinete de Gestão Operacional - GGO, iniciado em 2016, no qual nos reunimos semanalmente, o Comando da PM, a delegada Geral da Polícia Civil e outros gestores relacionados à área de Segurança, para avaliar os dados coletados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Ceacrim e analisarmos a mancha criminal. Investimos em ações para inibir os focos, o principal são os crimes contra a vida. Essa integração entre as forças de segurança pública é essencial para chegarmos a redução da violência no estado”.

Investimentos

De acordo com Eloy, outro ponto que merece destaque para obtenção dos resultados foram os investimentos no setor de inteligência da SSP e na polícia preventiva, que é a PM. “Em 2016, a SSP conseguiu estabilizar o crescimento e atingimos uma redução de quase 12%. Focamos na redução de homicídios, na divisão de inteligência, para isso o governo está investindo, realizou o concurso da Perícia, o qual já chamamos quase todos os aprovados, já convocou mais de 200 policiais civis do último concurso e todos aprovados do certame da PM”, disse, acrescentando que a meta da Pasta é chegar a redução de 20% até o fim do ano. "Neste ano, já foram 57 vidas salvas no estado a partir dessa ações. O esforço tem sido grande e pretendemos diminuir ainda mais esses números. Outros estados, que tinham conseguido estagnar, voltaram a crescer, mas aqui o governo do Estado se empenha para que diminuição da criminalidade e dos crimes contra a vida seja ainda maior”, enfatizou João Eloy.