Senador Rogério Carvalho é escolhido ara compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro

Após o anúncio da escolha de seu nome, Carvalho afirmou que atenderá ao chamado do partido e estará ao lado do companheiro senador Fabiano Contarato na CPMI

Publiciado em 09/05/2023 as 11:00
ALESE/ Reprodução

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo PT no Senado Federal para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, que investigará a invasão dos prédios dos três poderes em Brasília.

Após o anúncio da escolha de seu nome, Carvalho afirmou que atenderá ao chamado do partido e estará ao lado do companheiro senador Fabiano Contarato na CPMI. Ele ainda assegurou que seu empenho será o mesmo da CPI da Covid, que investigou a atuação do governo federal na pandemia de Covid-19.

Rogério Carvalho também ressaltou a importância de desmascarar a tentativa de golpe urdida pela extrema-direita, que resultou na destruição da sede dos três poderes. "Precisamos investigar a fundo esse episódio lamentável e apurar as responsabilidades. Não podemos permitir que a democracia seja ameaçada por atitudes autoritárias e antidemocráticas", afirmou o senador.

A CPMI do 8 de janeiro foi criada para investigar a invasão dos prédios dos três poderes em Brasília por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O episódio resultou em confrontos entre a polícia e manifestantes, além de ter causado danos aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

Com a indicação do nome do senador Rogério Carvalho para compor a CPMI, o PT demonstra seu compromisso com a defesa da democracia e com a investigação de episódios que possam colocar em risco a estabilidade institucional do país. “A expectativa é de que a comissão possa trazer à luz fatos importantes sobre a invasão e suas possíveis conexões com grupos extremistas e políticos que desejam o enfraquecimento das instituições democráticas”, comentou o 1° Secretário do Senado Federal.

A escolha do senador Rogério Carvalho é uma importante medida para a investigação desse episódio lamentável que causou danos aos prédios dos três poderes em Brasília.