Com a chancela de bom gestor, Belivaldo Chagas assume direção do PSD-SE

A transmissão do cargo pelo atual presidente, o deputado estadual Jeferson Andrade, acontece às 16h no auditório do Hotel Vidam, em Aracaju

Publiciado em 23/03/2023 as 21:00
Reprodução

O ex-governador Belivaldo Chagas Silva assume nesta sexta-feira, 24 de março, a presidência do Diretório Estadual do Partido Social Democrático em Sergipe (PSD-SE). A transmissão do cargo pelo atual presidente, o deputado estadual Jeferson Andrade, acontece às 16h no auditório do Hotel Vidam, em Aracaju, com a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

Belivaldo Chagas é defensor público aposentado, foi deputado estadual por quatro mandatos, duas vezes vice-governador e secretário-chefe da Casa Civil e da Educação do Estado. Chegou ao PSD em 2018, mesmo ano em que assumiu definitivamente o cargo de governador e foi reeleito, com a maior votação proporcional para o Governo do Estado (64,72%) e a diferença de mais de 308 mil votos no 2º turno.

A frente da gestão pública estadual, Belivaldo ficou marcado como o governador que promoveu um ajuste fiscal, recuperando as finanças e o poder de investimento de Sergipe em obras e projetos para melhorar a economia, gerar mais emprego e renda para a população. Um estado organizado e preparado para o futuro.

O ex-governador conseguiu contornar a grave crise fiscal em que as finanças públicas se encontravam, retomando o pagamento de salários dos servidores públicos e fornecedores que estavam atrasados, mesmo tendo enfrentado durante a sua gestão a pandemia da Covid-19, quando conseguiu colocar Sergipe num dos melhores desempenhos nos indicadores da Saúde.

A gestão Belivaldo encerrou-se no último dia 31 de dezembro de 2023 com a aprovação de mais de 60% pela população (Instituto ICM), tendo cumprido cerca de 80% das promessas de campanha segundo o levantamento do Portal G1, sendo 100% das propostas para a Educação. Os investimentos estaduais na economia colocaram Sergipe com o 5º maior crescimento do PIB (+3,6%) no país já em 2019 segundo o IBGE e a maior projeção de aumento do PIB do país em 2022 (+ de 4%), segundo análise macroeconômica divulgada pela MB Associados/4E Consultoria.

Dentre os principais avanços e projetos da gestão Belivaldo estão a concessão do reajuste salarial para todo o funcionalismo público após 7 anos; a implantação do Pró-Rodovias, maior programa de recuperação de estradas estaduais da história sergipana, com cerca de R$ 1,4 bilhão em obras; a reforma do Terminal Rodoviário Luiz Garcia (Rodoviária Velha) e os R$ 85 milhões na construção da Orla Sul; a criação do Hospital da Criança de Sergipe, os investimentos na modernização do Hospital João Alves Filho e a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV).