Prazo de Quatro anos na PEC do Teto de Gastos garante estabilidade, afirma Márcio Macêdo

Deputado afirmou que proposta abre o teto do Bolsa Família para os próximos anos

Publiciado em 29/11/2022 as 19:00
Eugênio Pacelli/ Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (29), o Deputado Federal Marcio Macêdo (PT-SE) participou do telejornal CNN 360°, exibido pela CNN Brasil. O político falou sobre os detalhes que compõe a PEC da Transição, especialmente o fator econômico.

"É importante dizer que esse é um gasto qualificado, não é um gasto desnecessário. Ele passa a ser um investimento porque não só resolve um problema social de grande envergadura como também ajuda a crescer a economia, circular o recurso na sociedade e incentivar outros setores que possam produzir", disse o Deputado Federal.

Questionado sobre os moldes em que a PEC foi formada, Márcio Macêdo foi enfático em relatar que a mesma deve ser feita com os recursos propostos. "É necessário e é justo que se faça a PEC nesses moldes, com os recursos que estão propostos e com um prazo que possa dar estabilidade ao país, para que essa política pública possa ser realizada", disse o político.

De acordo com o Deputado, a emenda constitucional abre o teto para o Bolsa Família nos próximos anos. "A PEC ela abre o teto do Bolsa Família para os próximos anos, mas ela abre também o teto já agora, que ajuda o Governo Bolsonaro a resolver os problemas dele através das emendas. Abre em torno de 23 bilhões já este ano, o que possibilita que o Governo possa fechar o ano. Eu acho que cria as condições também para, tirando o Bolsa Família no próximo ano, ter abertura de teto para outros gastos essenciais, como os investimentos na educação", relatou Márcio.

O político finalizou dizendo que é possível que esse processo seja realizado sem haja um desajuste fiscal. “Eu não vejo nenhuma incompatibilidade nisso, eu acho que é possível que esse processo possa, sem ter nenhum risco, sem ter nenhum risco de desajuste fiscal, ter investimento em áreas sensíveis, como a área social do Bolsa Família, educação, saúde e investimentos na pessoa humana", finalizou Márcio Macêdo.