Pesquisa do Cidadania avalia Alessandro em 2022 e retira Kitty da possibilidade de candidatura

Publiciado em 28/01/2020 as 10:13

Em conteúdo divulgado pelo site Imprensa 24h, o senador Alessandro Vieira, presidente do Cidadania em Sergipe, é acusado de usar recursos do fundo partidário ao contratar a Empresa Certa Consultoria e Pesquisas para realizar uma pesquisa sobre a intenção de voto do eleitor aracajuano para prefeito da capital, nas eleições 2020.

De acordo com o site, os responsáveis pela empresa, Magno Lima Santos Fontes Correia (sócio) e Fabrício Araujo Cardoso (sócio-administrador), são filiados ao partido, sendo Magno um dos cargos comissionados do gabinete parlamentar da deputada estadual Kitty Lima e Fabrício, ex-assessor da parlamentar.

A pesquisa, em seu questionário, conta avalia não apenas as possibilidades de disputa do pleito para 2020, como retira pelo próprio partido a possibilidade de disputa da deputada estadual Kitty Lima (Rede) e do empresário Milton Andrade (NOVO), que faz parte da base de apoio do então senador, mas mantém a possibilidade de uma candidatura do ex-vereador Dr. Emerson, atual presidente da sigla em Aracaju, além de apresentar a possibilidade de Alessandro Vieira disputar o Governo do Estado em 2022, pois também interroga o eleitor quanto à opção de voto para o cargo de governador do Estado e apresenta o nome do senador como uma das opções para ocupar o cargo.

Segundo o senador, a pesquisa é paga exclusivamente com recursos próprios. "É mais uma fake news. A pesquisa será paga com recursos oriundos da contribuição de filiados e parlamentares, não com recursos públicos. Com relação à criação de um instituto de pesquisas, a necessidade é óbvia. Basta avaliar os resultados das pesquisas divulgadas em 2018. Praticamente todas, mesmo na véspera das eleições, erraram por uma margem enorme. Este é um problema histórico em Sergipe, com vários casos de prejuízos graves para campanhas, como foi o caso de Dr Emerson em 2016 e Rogério Carvalho em 2014. O nosso agrupamento sempre fez, de maneira informal, pesquisas para consumo interno com alto grau de acerto. Agora, com a formalização do Instituto, esses números poderão ser divulgados. Simples, legal e transparente", afirmou.

Ainda sobre a pesquisa, Alessandro comentou que foi realizada uma longa série de pesquisas. "Essa é a última deste processo. Foi naturalmente concentrada nos nomes de maior destaque nas sondagens anteriores". Sobre a escolha do instituto, o senador informou que a escolha foi feita por confiança. "Confio no trabalho do Instituto. Teve resultados mais precisos que os demais, com todo respeito aos vários profissionais da área".