Presidente Nacional diz que Bolsonaro está fora do PSL, presidente diz que não pretende sair

Publiciado em 09/10/2019 as 17:44

A crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, ganhou novo capítulo nesta quarta-feira com a declaração de Bivar de que o presidente já está afastado da legenda. Ontem, Bolsonaro pediu para um apoiador esquecer o PSL e não divulgar vídeo sobre Bivar, porque o presidente do partido estaria “queimado para caramba”. O diálogo ocorreu na saída do Palácio da Alvorada, com um homem que se apresentou como pré-candidato pelo PSL no Recife. A legenda chegou a fazer uma reunião de emergência ontem à noite para avaliar o desgaste da declaração.


— A fala dele foi terminal, ele já está afastado. Não disse para esquecer o partido? Está esquecido — disse Bivar ao blog da repórter Andréia Sadi, do G1 .

Também nesta quarta-feira, Bolsonaro disse que não pretende sair do PSL "de livre e espontânea vontade". Em entrevista ao site "O Antagonista", Bolsonaro alegou que Bivar tem o "direito" de expulsá-lo do PSL, mas ressaltou que uma eventual expulsão faria o partido "murchar".

— Comigo fora da legenda, a tendência do PSL é murchar. Se eu sair, é natural que muita gente saia também.

Mais tarde, Bolsonaro se reuniu com deputados do PSL e com advogados para discutir a possível saída do partido. O encontro não estava previsto na agenda oficial. O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga, que tem atuado como consultor de Bolsonaro, afirmou que o presidente "não está confortável" no partido, devido à falta de transparência na utilização dos recursos do fundo partidário, mas não adiantou se ele tomou ou não a decisão de sair.

Na entrevista ao Antagonista, o presidente também amenizou a declaração para o apoiador esquecer o PSL. Ele explicou que não quis vincular seu nome a nenhum candidato, e ressaltou que a referência a Bivar foi sobre a situação dele Pernambuco, estado pelo qual é deputado federal.

— O rapaz falou que era candidato a vereador. Se começar a vincular nome a partido, à minha imagem, pode ter problema de campanha antecipada. Ninguém tem que se antecipar como candidato, cria ciúmes. Quando falei que ele (Bivar) estava queimado, é que ele não está bem no estado dele.

Bolsonaro disse ter feito uma "reclamação do bem" sobre o funcionamento do PSL e afirmou querer que o partido funcione:

— Não integro a Executiva, só estou filiado ao partido, mais nada. Essas são as reclamações. Eu não quero esvaziar o partido. Quero que funcione. O PSL caiu do céu para muita gente, inclusive para o Bivar. O que faço é uma reclamação do bem. O partido tem que funcionar, tem que ter a verba distribuída, buscar solucionar os problemas nos diretórios. Todo partido tem problema. O presidente, o tesoureiro, eles têm que solucionar isso.

Reunião sem consenso
A reunião do PSL de ontem foi tumultuada e acabou sem consenso. No encontro, chegou a ser pedido que deputados assinassem um manifesto em apoio a Bivar. A ala bolsonarista se recusou, porém a maioria dos presentes se solidarizou com Bivar e considerou “desnecessária” a declaração de Bolsonaro.

O deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) afirmou ter ficado decepcionado com os colegas ao perceber que o número de apoiadores de Bolsonaro reduziu. O cálculo do partido é de que apenas 11 sairiam caso o presidente deixe a legenda. Na reunião, Bibo Nunes, Luiz Phillippe Bragança e Orleans e Coronel Chrisóstomo se comprometeram a seguir com o presidente Jair Bolsonaro para outra legenda independentemente dos recursos do fundo eleitoral.

Do O Globo