Pela segunda vez, Valdevan 90 tem prisão preventiva decretada

Publiciado em 06/08/2019 as 15:59

A juíza Soraia Gonçalves de Melo, titular da 2ª Zona Eleitoral de Aracaju, expediu, nesta terça-feira (6), um mandado de prisão preventiva contra José Valdevan de Jesus Santos, deputado federal eleito nas eleições 2018.

É a segunda vez que o deputado tem a prisão preventiva determinada pela 2ª Zona Eleitoral, sendo a primeira ainda em 2018. Contudo, o parlamentar obteve uma decisão liminar favorável – Habeas Corpus – proferia pelo presidente do STF, a qual possibilitou que Valdevam assumisse o mandato em Brasília, decisão que foi revogada na última quinta-feira, 01.

Valdevan 90 teve a prisão decretada a pedido do Ministério Público Eleitoral. Segundo o órgão, o parlamentar estaria agindo para atrapalhar a investigação sobre fraudes na prestação de contas de sua campanha por meio de doações simuladas. Ele e subordinados estariam aliciando testemunhas para mentir nos depoimentos a serem colhidos pelo Ministério Público e pela autoridade policial. A prisão preventiva foi questionada, sucessivamente, no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas sem sucesso em ambas as instâncias.