Jackson critica juiz Sérgio Moro e pede Lula Livre, Já!

"Não podemos cruzar os braços", diz o ex-governador, em vídeo que circula pelas redes sociais em defesa do ex-presidente Lula

Publiciado em 10/07/2018 as 05:28

Nesta segunda-feira, 9, passou a circular nas redes sociais um vídeo de 59" onde o ex-governador Jackson Barreto (MDB), que é pré-candidato ao senado nas eleições deste ano, defende a liberdade do ex-presidente Lula e também critica a guerra de decisões no judiciário ocorrida no último domingo, 8, quando o desembargador de plantão no TRF4, juiz Rogério Favreto, determinou a soltura do ex-presidente, atendendo a um Habeas Corpus impetrado pelos deputados federais Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, do PT. A decisão do desembargador foi contestada incialmente pelo relator do caso no tribunal, o juiz Gebran Neto, e por fim pelo presidente do TRF4, juiz Thompson Flores.

Jackson Barreto classifica o episódio como uma prova de que o judiciário age politicamente contra Lula e também considera grave a quebra de hierarquia no judiciário, avaliando que o brasil vive momento de insegurança jurídica e que a democracia no Brasil "corre enorme perigo".  

O vídeo mostra ao fundo recortes de jornais sobre a guerra de decisões, com Jackson Barreto usando uma camisa azul, narrativa firme, e ao final o chamamento que tem circulado pelas redes e manifestações em todo o país: Lula Livre, Já! 

Há quem veja oportunismo político na peça protagonizada pelo ex-governador, mas ao longo da história, Jackson Barreto e o ex-presidente Lula sempre se mantiveram próximos nos movimentos em favor do restabelecimento democrático no país e também em alianças eleitorais, inclusive a que iniciou um ciclo de governos no estado com Marcelo Déda, depois ele próprio. 

O fato é que Jackson Barreto, ao disparar esse vídeo, tenta mostrar de que lado da história está, quando o atual presidente Temer assumiu a presidência da república - por ocasião do impeachment de Dilma Roussef, e de quebra ainda reforçar sua imagem colada em Lula, primeiro lugar em todas as pesquisas para a presidência da república nas eleições de outubro próximo. 

O recado do vídeo é claro na direção de afastar Jackson dos rumores que o aproximam ao líder do governo Michel Temer na Câmara, o deputado federal André Moura, e também da banda de emedebistas classificados por petistas como "golpistas". 

Veja o que Jackson diz o vídeo: 

"A interferência do juiz Sérgio Moro para que não se cumprisse a decisão do TRF4, que mandou soltar o presidente Lula, põe a nu o significado político dessa prisão. O que assistimos nesse domingo passado é grave. A quebra de hierarquia, o desrespeito às decisões superiores, são a mais completa subversão da ordem jurídica do país. Aonde vamos parar? Que segurança jurídica terá o Brasil e as nossas instituições, se a justiça brasileira é tão flagrantemente desafiada da forma que foi? Fica evidente que nossa democracia corre enorme perigo. E diante de tudo isso, não podemos cruzar os braços, ou simplesmente ir pra casa. O Brasil e os brasileiros merecem respeito. Nós não vamos calar, nem tolerar mais essa situação. Lula Livre, Já!”