Senador Elber: governador tem que respeitar aposentados e pensionistas

Publiciado em 27/01/2018 as 06:57

O senador Elber Batalha (PSB) repudiou o anúncio feito pelo governador Jackson Barreto (MDB) de que o Poder Executivo vai encerrar o calendário de pagamento referente ao mês de dezembro apenas no dia 31, com o pagamento da segunda parcela das aposentadorias e pensões de servidores estaduais. A primeira parcela, no valor de R$ 2.500, foi paga no último dia 13. Para o socialista, a gestão estadual precisa respeitar os aposentados e pensionistas.

“Eu tenho um profundo respeito pelos homens públicos e pelas instituições. Não faço política com ódio, mas o comportamento do governo do Estado com os aposentados e pensionistas tem sido desrespeitoso. Essas pessoas trabalharam por anos, deram suas contribuições e agora o mínimo que esperam é receber seus rendimentos para sobreviverem. Não prioriza-los é ser desumano demais”, criticou o senador.

Elber Batalha lembrou que o governador chegou a anunciar, no final do ano, que os aposentados e pensionistas seriam priorizados e receberiam antes de todos, inclusive do alto escalão do Estado. “Quando veio o pagamento de janeiro, o governo justificou que a folha de dezembro já estava fechada quando do anúncio e que, na folha de janeiro a promessa seria cumprida. Agora, terminando de pagar dezembro no dia 31, como ele vai priorizar alguém? Vai atrasar novamente!”, criticou.

O senador da República lamentou a falta de planejamento do governo de Jackson Barreto e citou que o governador já colocou em risco o futuro das aposentadorias dos servidores quando unificou os fundos da previdência. “Vão encerrar a folha de dezembro no dia 31 e a folha de janeiro vai se prolongar ainda mais. Os aposentados precisam comprar remédios; os pensionistas estão passando fome. A nossa Previdência Estadual está com o futuro em risco e este governo já provou que não tem competência para resolver o problema”.

Por fim, Elber Batalha estranhou que o Ministério Público ainda não tenha se posicionado diante do descaso do governo com os aposentados e pensionistas. “Se fosse um prefeito municipal, já havia o risco de intervenção no município. Enquanto o MPE apenas assiste a tudo, o governador vai fazendo o que quer! JB tem que respeitar os aposentados, gente honesta que por décadas contribuiu para o desenvolvimento de Sergipe”.