Governo Jackson Barreto não tem responsabilidade com o sergipano, diz Maria Mendonça

Publiciado em 15/11/2017 as 11:25

“A população sergipana vive sem o direito a políticas públicas essenciais, como segurança e saúde, sem as condições dignas de sobrevivência. Nossa cidadania está abalada”. Assim a deputada estadual Maria Mendonça (PP) resumiu, nesta terça-feira (14), o quadro de caos instalado pelo governo Jackson Barreto no Estado. Na tribuna da Assembleia Legislativa, a parlamentar expôs a necessidade de um choque de gestão em diversos setores da Administração Estadual, uma vez que, para Maria, “falta iniciativa e compromisso do governo em fazer valer os direitos básicos do cidadão”.



Em seu discurso, a deputada externou a indignação dos sergipanos que, segundo Maria, enfrentam a mais severa crise de sua história. Para Maria, há uma série de deficiências que refletem a “falta de planejamento e insensibilidade do governador Jackson Barreto que precisa reunir a sua equipe para traçar políticas públicas que, de fato, transformem a realidade caótica em que nos encontramos”.



Na segurança pública, apontou Maria, a criminalidade impera e se alastra por todas as regiões do Estado com ações cada vez mais violentas, como a no assalto praticado no Parque dos Falcões, na serra de Itabaiana. “Fizeram uma verdadeira barbárie que deixou Sergipe de luto”, lembrou a deputada, acrescentando ainda que só nas últimas 72 horas, o município de Ribeirópolis, também no agreste, registrou três crimes. “Uma cidade pequena, de população trabalhadora, mas que vive amedrontada pela ação livre da bandidagem”, lastimou.



No entender da deputada, o caos fica ainda mais nítido quando o Estado é colocado no topo do ranking da violência do país porque, observou Maria, “o governo, de forma macabra e até inconsequente, deixa a população ser abatida em via pública por marginais. Os sergipanos estão se sentindo abandonados”.



DESRESPEITO

Maria Mendonça também mostrou que a população está desassistida em relação à saúde que, na sua visão, padece pela falta de investimento do governo, embora conte com o trabalho abnegado dos servidores estaduais. A deputada citou o exemplo de uma idosa que há seis meses aguarda pela realização de uma cirurgia no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), uma situação desrespeitosa que, para Maria, “não pode ser aceita por qualquer cidadão que tenha dignidade e, muito menos, por nós que somos representantes do povo”.



A deputada elencou ainda outros dois casos de negligência do Poder Público com a saúde de sergipanos que chegaram ao seu conhecimento através de familiares dos pacientes. “Em nossas visitas aos mais diversos municípios, por onde passamos, a população pede socorro. Um senhor da minha terra precisa de uma cirurgia na mão há alguns meses e ainda não foi feita. Já outro trabalhador aposentado, também de Itabaiana, está morrendo em casa porque não consegue vaga em um leito de hospital para cuidar de sua saúde”, relatou Maria, enfatizando que a situação mostra “a falta dignidade de quem está no comando do Estado para garantir os direitos da população”.



Maria Mendonça apelou, mais uma vez, à sensibilidade do governador Jackson Barreto para que adote ações efetivas e estruturadas em benefício do povo sergipano que, conforme a deputada, está cansada de não conseguir ser atendida em seus direitos. “Governador, acorde! É preciso providências urgentes para mudar esse quadro devastador”, concluiu ao reforçar que continuará sendo uma ferrenha defensora dos interesses dos direitos fundamentais dos sergipanos