Valadares Filho faz críticas à administração de Edvaldo

Publiciado em 12/04/2017 as 07:50

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) foi, hoje (12/4), à tribuna da Câmara para falar dos problemas que a cidade de Aracaju vem enfrentando desde que o atual prefeito, Edvaldo Filho, assumiu a prefeitura em janeiro deste ano. O deputado destacou que a cidade de Aracaju está atravessando um verdadeiro caos. “A coleta de lixo virou caso de polícia; a saúde está paralisada por uma greve sem precedentes; o cidadão vive com medo de sair às ruas por causa da violência urbana”.

Valadares Filho citou algumas das promessas de campanha que deveriam ser cumpridas nos primeiros dias de governo. A primeira delas e também a mais básica, é a coleta de lixo. “A cidade está infestada de lixo, porque a prefeitura simplesmente não consegue gerir o contrato com a prestadora de serviço para coleta de resíduos sólidos”.

O prefeito também prometeu resolver os problemas da saúde de Aracaju, inclusive fazendo o pagamento dos salários atrasados dos médicos, em janeiro deste ano. “Passados cem dias, o que se tem são médicos em greve por falta de pagamento de salários; hospitais sem medicamentos e sem materiais básicos para o atendimento à população”.

A limpeza dos canais de escoamento das águas pluviais, é outra promessa não cumprida de Edvaldo Nogueira. Valadares Filho relatou que, na semana passada, teve uma chuva em Aracaju e – mais uma vez – o alagamento das ruas parou o trânsito da cidade, causando todo tipo de transtorno à população.

Edvaldo Nogueira prometeu revogar o aumento do IPTU, concedido por seu antecessor. Mas o que ele fez foi aumentar em cerca de 9% esse tributo. Prometeu ainda colocar em dia o pagamento dos salários atrasados dos servidores da prefeitura. “Para decepção de todos os servidores, o prefeito parcelou em doze vezes o pagamento dos salários atrasados”.

Como medida de contenção de despesas, Edvaldo Nogueira, prometeu cortar em 50% os cargos comissionados, porém, ao invés disso, nesses cem dias de mandato, o prefeito contratou mais de mil servidores comissionados; medida adotada para apenas beneficiar amigos e parceiros políticos.

Valadares Filho disse que, passados os cem primeiros dias da nova gestão, o prefeito Edvaldo Nogueira não cumpriu nenhuma das promessas feitas.

“O que se vê é a repetição de um modo atrasado de gerir a máquina pública e de fazer política dissociada da noção de compromisso: situação em que se tem um candidato presente somente durante o período de campanha; um candidato que faz promessas e abraça eleitores; mas que, depois de eleito, nem mesmo uma satisfação, uma explicação é dada aos eleitores. Ninguém sabe o paradeiro do prefeito. “A população aracajuana merece ser tratada com respeito”, concluiu Valadares Filho.