Nasa adia terceira tentativa de lançar foguete para dar a volta na Lua

Tempestade tropical Ian pesou em cálculo para decidir pelo novo cancelamento da viagem não tripulada da Artemis I

Publiciado em 25/09/2022 as 14:00
NASA/ Twitter

A Nasa cancelou mais uma vez o lançamento do foguete Artemis I, programado para fazer uma viagem não tripulada ao redor da Lua. A agência espacial divulgou nesse sábado (24/9) que decidiu pelo adiamento após previsão do tempo associada à tempestade tropical Ian.

Essa é a terceira vez que a viagem é adiada. A decisão foi tomada durante uma reunião das equipes do projeto na manhã de sábado, segundo o site oficial da Nasa. Ela estava prevista para acontecer na próxima terça-feira (27/9).

Há uma previsão das autoridades meteorológicas americanas de que a tempestade vai se intensificar e está caminhando na direção da Flórida, de onde o foguete será lançado. Os outros dois adiamentos foram por questões técnicas.

Reversão
Uma decisão sobre a retirada do foguete do local ainda deve ser tomada neste domingo (25/9) após análise de dados adicionais pelos engenheiros na agência espacial.

“Se os gerentes da Artemis I optarem por reverter, isso começará no final da noite de domingo ou no início da manhã de segunda-feira”, diz trecho da nota divulgada pela Nasa.

Fonte: Metrópoles