No 1º evento da agenda, rei Charles se reúne com a premiê Liz Truss

Publiciado em 09/09/2022 as 17:00
Twitter/ Reprodução

O rei Charles III se reuniu com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, nesta sexta-feira (9/9). A premiê chegou ao Palácio de Buckingham à tarde, após sessão de homenagens no Parlamento britânico à rainha Elizabeth II.

A reunião com Truss é o primeiro compromisso oficial do soberano, que assume a Coroa aos 73 anos, após a morte da mãe, a monarca mais longeva do Reino Unido. A nova primeira-ministra também ocupa o posto há pouco. Ela participou do último compromisso oficial da rainha antes do falecimento, quando foi nomeada para o cargo na terça-feira (6/9).

Depois do encontro com Truss, a previsão é de que o rei Charles se reúna com o duque de Norfolk, Earl Marshal. Ele está encarregado de organizar os preparativos para a ascensão do novo monarca e para o funeral de Elizabeth. Os dois vão aprovar a agenda “cuidadosamente coreografada” para os próximos dias, conforme explicou o portal Daily Mail.

Por fim, o rei Charles fará o primeiro discurso televisivo. Na mensagem, o monarca deverá prestar homenagem à mãe e prometer cumprir o dever a serviço do Reino Unido.

Chegada a Londres
O monarca deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, no início da manhã, e desembarcou na capital da Inglaterra ao lado da rainha consorte, Camilla. Assim que os dois se aproximaram do Palácio de Buckingham, uma multidão de fãs gritou “Deus Salve o Rei” e aplaudiu o monarca.

Apesar do luto, Charles sorriu ao sair do veículo, foi até a multidão que o esperava e agradeceu pelo apoio e presença. Ele chegou a ganhar um beijo de uma fã.

Fonte: Metrópoles